Piratuba estreia novo cardápio na merenda escolar da rede pública municipal

Planejamento customizado contempla alimentação baseada na preferência dos estudantes Na preparação da merenda além de alimentos […]

Publicado em Notícias - 06/05/2019.

Planejamento customizado contempla alimentação baseada na preferência dos estudantes

Na preparação da merenda além de alimentos balanceados, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, um ingrediente pode tornar o lanche da escola ainda mais saboroso: O preparo de pratos adequados ao gosto dos estudantes.

A proposta inovadora é uma aposta da nutricionista Vanessa Pagnocelli, responsável pelo setor nutrição, da secretaria de Educação de Piratuba. A profissional conta que no município, são cinco unidades escolares e que cada cardápio é diferenciado. Pra isso a profissional elaborou o novo planejamento em conjunto com as merendeiras de cada instituição.

A customização da merenda também permite que escolas da zona rural usem ingredientes fresquinhos, vindos da horta escolar. No distrito do Uruguai, o espaço que fica no pátio da escola oferece uma vasta opção de verduras, ideais no incremento da merenda.

A servidora Fátima Roselei Bérgamo é uma das profissionais responsáveis pelo preparo da merenda no município. Na escola em que ela atua o novo cardápio começa a ser usado já na próxima semana. “Eu sou daquelas que gosta mesmo de cozinhar e inventar pratos diferentes, e agora como fomos ouvidas na criação do cardápio, ficou mais fácil fazermos aquilo que a criançada mais adora na merenda”, afirma.

Este é o primeiro passo para avanços na merenda segundo Vanessa Pagnocelli: “Em breve vamos dar início aos projetos ligados à terra, contemplando a interdisciplinaridade e foco na produção orgânica”, garante a nutricionista.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Piratuba

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann