Piratuba reconhece o trabalho de divulgação da Undime/SC

Oficina de Robótica realizada no município foi pauta da edição de março O Jornal da União […]

Publicado em Notícias - 04/04/2016.

Oficina de Robótica realizada no município foi pauta da edição de março

jornal da undime

Foto: Cristiano Mortari.

O Jornal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC), que é bimestral, apresenta na edição de março, uma matéria sobre o a Oficina de Robótica, desenvolvida em 2015 na Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp de Piratuba. O jornal, que circula em todos os municípios do Estado, reproduz projetos, atividades e iniciativas diferenciadas na Educação, e que deram certo.

O impresso é distribuído em Prefeituras, Secretarias de Educação, escolas municipais dos 295 municípios do Estado, Undimes, Ministério da Educação e em empresas parceiras. “A Undime reconhece as escolas que apostam em projetos diferenciados, aqueles que realmente mostram resultados e contribuem com o aprendizado, então, se somos notícia no Jornal, ´é porque nosso projeto realmente chamou a atenção e deve ser mostrado a todo o Estado”, comemora a secretária de Educação de Piratuba, Claudia Port Jung.

A Oficina de Robótica trabalhou com cerca de 100 alunos, do 5º ao 9º ano, com aulas realizadas no contra turno escolar. Um instrutor contratado exclusivamente para o projeto, ensinou, na teoria e na prática, todas as possibilidades de produção e automação de equipamentos, inspirando a criatividade dos alunos. Brinquedos, carrinhos, pequenos robôs e equipamentos hidráulicos foram construídos com a oficina. Os alunos utilizaram pilhas, sucatas de aparelhos eletrônicos, pequenos motores, materiais e peças que seriam descartadas. Um kit educacional de Robótica, adquirido pela Escola, também foi utilizado na confecção das peças.

Claudia destaca que a Oficina deu resultados positivos. “Os alunos adoraram, mostraram criatividade e interesse. Isso despertou a vontade deles, de seguir pesquisando, criando e buscando mais informações sobre a tecnologia, a robótica e sobre as possibilidades que elas oferecem ao mundo. Deu resultado e é interessante levar a ideia para outros municípios e estamos felizes por saber que a Undime fez do nosso projeto, um exemplo para o Estado”, ressalta ela.

Fonte: Prefeitura de Piratuba.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann