Plantão da Busca Ativa Escolar desta quarta-feira (20) discute as configurações da plataforma

O Plantão Semanal da Busca Ativa Escolar, uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF, Undime, Congemas e Conasems, […]

Publicado em Notícias - 19/03/2019.

O Plantão Semanal da Busca Ativa Escolar, uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF, Undime, Congemas e Conasems, discute, nesta quarta-feira (20), às 16h (horário de Brasília), formas de configurar a plataforma e promover o uso dos recursos disponíveis.

Além de esclarecer as formas de utilização da estratégia, a transmissão vai abordar as opções disponíveis nas abas “Configurações” e “Usuários”. Durante o encontro virtual também serão respondidas dúvidas dos usuários da iniciativa, para que municípios já inscritos garantam o uso do Selo UNICEF.

Os Plantões da Busca Ativa Escolar serão realizados semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 16h (horário de Brasília), ao longo de 2019. As próximas edições debaterão as etapas da Busca Ativa Escolar, os tipos de alertas previstos pela estratégia e como promover a comunicação entre os grupos.

Para participar, basta acessar o Canal do UNICEF Brasil, no horário marcado, pelo link youtube.com/unicefbrasil, ou posteriormente, na Fanpage do UNICEF Brasil no Facebook, no link facebook.com/UNICEFBrasil/.

Os interessados em acompanhar a transmissão podem enviar, antecipadamente, as dúvidas. Basta escrever para o email contato@buscaativaescolar.org.br.

 

Selo UNICEF

Criado em 1999, o Selo UNICEF busca reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

O projeto propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores e desenvolvam ações, programas e políticas públicas a partir de um conjunto de 17 Resultados Sistêmicos, que expressam as mudanças que devem ser geradas no âmbito das políticas públicas municipais. O segundo deles se refere ao uso da Busca Ativa Escolar para promover a inclusão, o acompanhamento e a garantia da aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. O prazo para adesão à iniciativa, na edição 2017-2019, segue até 30 de março deste ano.

 

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, a partir de um trabalho multi e intersetorial.

 

Fonte: Undime e UNICEF

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann