PMAlfa: Municípios devem manifestar interesse até 14/10 para participar do sorteio da avaliação de fluência – 2018

A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos do 2º ano do Ensino […]

Publicado em Notícias - 11/10/2018.

A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas pela primeira vez a partir do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). Implementado de maneira piloto e voluntário, o teste deverá ampliar o debate sobre as avaliações formativas em Língua Portuguesa, compreensão em leitura e produção de escrita, oferecendo mais um instrumento pedagógico de diagnóstico da leitura e apoio às escolas na construção de uma metodologia de monitoramento da fluência dos estudantes brasileiros.

Com a nova vertente de avaliação, o Mais Alfabetização ainda pretende criar um instrumento pedagógico de diagnóstico para as escolas do país, capaz de auxiliar no desenho de ações pedagógicas para melhoria do ensino, de modo a desenvolver uma rotina de monitoramento de aprendizagem.

Para participar
Para participar da ação o município deve atender aos critérios do Ofício nº 13/2018. Em seguida, as secretarias de educação, por meio do perfil do secretário(a), e suas escolas, através do perfil do diretor(a), deverão manifestar interesse na aplicação do teste clicando no card “Fluência”, no Sistema de Monitoramento PMAlfa até 14 de outubro. Lembrando, que só terá validade se ambos indicarem no sistema.

O resultado do sorteio, que definirá as escolas selecionadas, sairá no dia 19 de outubro. A expectativa é avaliar 2 mil alunos em cada unidade federativa do país em 2018, podendo ser ampliado para todos os estudantes do 2º ano em 2019.

Etapas da Avaliação de Fluência:
1) Manifestação de interesse das secretarias e escolas até 14/10;
2) Divulgação das escolas sorteadas até 19/10;
3) Cadastro de aplicadores e período para download de aplicativo: A partir do dia 22/10;
4) Aplicação da avaliação de fluência pelas escolas sorteadas: 29/10 até 16/11;
5) Correção da avaliação pelos professores das escolas, orientados pela capacitação que irão receber: 30/10 até 30/11;
6) Publicação das devolutivas pedagógicas da avaliação de fluência: 14/12.

 

Undime – Editado pela seccional de Santa Catarina

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann