Porto Belo realiza Concurso de Culinária na Rede Municipal de Ensino

Buscando promover a interação entre as unidades escolares do município e a pesquisa por novas receitas, […]

Publicado em Notícias - 02/08/2017.

Porto Belo

Competidores e jurados do Concurso de Culinária da RME de Porto Belo

Buscando promover a interação entre as unidades escolares do município e a pesquisa por novas receitas, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo promoveu nos dias 24, 25 e 26 de julho mais uma edição do Concurso de Culinária, que este ano buscou desenvolver receitas para alunos com diferentes restrições alimentares.

Todos os responsáveis pelas cozinhas das escolas e núcleos de desenvolvimento infantil participantes foram divididos em dois grupos, para apresentarem suas receitas.

Os selecionados nessa etapa tiveram que preparar dois novos pratos para a final da competição, que ocorreu no dia 26. O primeiro foi uma macarronada de frutos do mar e, o segundo, uma sobremesa com frutas flambadas.

Em terceiro lugar foi classificada a EBM Olinda Peixoto, com os profissionais Adriana Torquato e Leopoldino Salvador Soares. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiro, representada por Maria Cristina Wolf e Denize Elizama. A campeã da competição foi o Centro Educacional Alda Furtado, com os profissionais Doroteia Benta Santos, Roseli Rosa Bento Pereira e Osvaldo Luiz Pereira Nunes.

“Esse ano teve o diferencial importante de termos que produzir receitas para crianças que têm restrições. Nosso aluno tem intolerância ao glúten e realizamos uma série de pesquisas para preparar algo saboroso. Como trabalhamos na escola, sempre haverão crianças com diferentes necessidades e precisamos estar preparadas para isso”, diz a participante Denize Elizama, classificada em segundo lugar com a receita pizza com massa de arroz.

O concurso foi organizado e acompanhado pelas nutricionistas Juçara Jaques e Mariane Souza de Liz, que já realizam outros trabalhos com os cozinheiros e cozinheiras durante o ano. O prefeito Emerson Stein, o vice-prefeito professor Elias Cabral e a secretária de educação Rosane Grauppe participaram do evento como jurados. Para o prefeito, o mais importante é a pesquisa, a preocupação em atender as necessidades dos alunos e a interação entre os profissionais das diferentes unidades escolares, que vem agregar conhecimentos pela troca de experiências.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Porto Belo

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann