Prazo para realizar diagnóstico da gestão da educação municipal por meio do Conviva vai até amanhã (30)

Amanhã, 30 de janeiro, é o prazo final para as secretarias municipais de educação elaborarem o […]

Publicado em Notícias - 29/01/2019.

Amanhã, 30 de janeiro, é o prazo final para as secretarias municipais de educação elaborarem o Diagnóstico da Gestão da Educação Municipal (DGEM), oferecido pela plataforma Conviva Educação.

O questionário, disponível neste link, permite a equipes e gestores realizar uma autoavaliação das áreas de atuação e processos de trabalho, facilitando o planejamento e a análise de ações. Ao final do preenchimento, os respondentes recebem uma devolutiva personalizada, colaborando para o olhar dos desafios e iniciativas bem-sucedidas.

Todas as questões são de múltipla escolha e podem ser respondidas diretamente pelo dirigente municipal ou por outros profissionais da Secretaria de Educação. Porém, para que as respostas sejam fiéis ao trabalho na secretaria, uma sugestão é que o grupo dialogue e pense as opções que melhor representem a realidade.

Dúvidas

Para esclarecer possíveis dúvidas e auxiliar na utilização do instrumento, o Conviva Educação diponibiliza um número de Whatsapp e um e-mail de contato: (21) 98298-2013 e conviva.dgem@gmail.com.

Além disso, no dia 22 de janeiro, a equipe da plataforma realizou uma transmissão ao vivo pela página do Facebook para mostrar detalhes do questionário e comentar os objetivos e a importância do diagnóstico. O vídeo, na íntegra, pode ser visualizado logo abaixo.

Dimensões

O Diagnóstico está dividido em quatro dimensões: Gestão Ético-Política, Gestão Estratégica, Gestão Pedagógica e Gestão Administrativa. Cada dimensão analisa processos e iniciativas que fazem parte da rotina da gestão da educação municipal de cada secretaria. Para preencher o Diagnóstico é necessário digitar um código, disponível neste link, com o número de seu município.

As equipes podem visualizar as questões de todas as dimensões antecipadamente neste link, caso queriam discutir sobre os assuntos abordados. O Conviva orienta que quanto mais pessoas envolvidas nas reflexões, mais fiel à realidade será o diagnóstico. Para receber a devolutiva, é preciso ter acesso ao sistema do questionário.

O DGEM

O DGEM foi lançado pelo Conviva pela primeira vez em 2018, contabilizando 1.075 os municípios respondentes. De lá para cá, o questionário foi aprimorado e reestruturado, permitindo que a verificação do que mudou nas secretarias e quais podem ser as prioridades de melhorias.

 

Fonte: Conviva Educação com adaptações

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann