“Precisamos do movimento para compreender o mundo, o espaço e o outro”

Último dia do Fórum Undime-SC e Região Sul trouxe o educador físico, Marcos Antonio Fari, em […]

Publicado em Notícias - 21/03/2024.

Último dia do Fórum Undime-SC e Região Sul trouxe o educador físico, Marcos Antonio Fari, em palestra sobre as práticas corporais na infância e adolescência

O terceiro e último dia de encontros no Fórum Undime-SC e Região Sul iniciou com a presença do educador físico Marcos Antonio Fari. Na palestra “Mudança é movimento: estratégias para uma escola ativa e inclusiva”, o coordenador pedagógico do Projeto Evoluir, de Jaraguá do Sul (SC), abordou a importância do movimento dentro e fora das escolas, e sua contribuição na aprendizagem escolar.

Visando contextualizar a temática, Fari abriu o conteúdo exibindo uma série de exemplos de situações cotidianas em que a coordenação motora é evidenciada. Além da relevância da alfabetização corporal, a palestra trouxe à discussão outros temas urgentes, como o tempo de tela das crianças, sobrepeso, o sedentarismo e seu impacto na economia, entre outras abordagens.

“Estamos num evento intitulado “A Mudança na Educação é AGORA!” Mudança é um verbo de ação. Vem do latim ‘mutare’, que significa ‘trocar de lugar’. Quando a gente muda, saímos de um lugar para outro, de uma situação para outra. Nos movemos! Corpo e o movimento não podem ficar de fora dessas mudanças. Não podemos negligenciar esse corpo na Educação”, apontou o palestrante.

Fari conduziu as discussões com dados, estudos internacionais e projeções ligadas a temática. Também aprofundou, com os participantes, estratégias de como fomentar escolas ativas e inclusivas. “Aqui destacamos o nosso agradecimento à Undime, que abriu espaço para que os profissionais de educação física também pudessem participar das discussões que envolvem a educação”, declarou.

O palestrante ainda propôs uma dinâmica com o público, demonstrando o conceito e importância de pausas ativas na sala de aula, para além da disciplina de educação física.

Encerrando nesta quinta (21), o Fórum Undime SC e Região Sul traz, ainda, o Programa Escola em Tempo Integral, conduzido pela coordenadora do Ministério da Educação (MEC), Aline Zero Soares.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann