Prêmio Gestão Escolar 2017: Cerimônia reconhece escolas destaques e a grande vencedora da etapa estadual

Pela primeira vez na história do Prêmio, Santa Catarina seleciona outras cinco escolas, além da vencedora, […]

Publicado em Notícias - 27/10/2017.

Prêmio Gestrão Escolar (9)

Diretores das escolas premiadas na etapa estadual

Pela primeira vez na história do Prêmio, Santa Catarina seleciona outras cinco escolas, além da vencedora, para evidenciá-las e fazer a entrega de troféu pelo desempenho dos trabalhos nas unidades

“É muito gratificante termos esse reconhecimento, enquanto creche, pois trabalhamos com a base da educação e, estarmos entre os melhores, mostra que também temos planejamento e que, a partir dele, é possível avaliar e buscar soluções para avançarmos”, diz a diretora Rosane Mari dos Reis, do CEI Profª Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco, de Joinville, que é uma das unidades de ensino municipal prestigiadas durante cerimônia estadual do Prêmio Gestão Escolar, realizada nesta quinta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), na Capital.

Outro destaque foi pro município de Luzerna, com a Escola Municipal São Francisco. De acordo com a diretora Adriana Elisabeth Bier e as diretoras de unidade, Evaine Célia Desidério e Maristela Gomes, são muitos os quesitos que fizeram com que a escola chegasse a esta etapa. “É o alinhamento entre a direção, coordenação, professores, APP, pais, alunos e toda a comunidade escolar. Sem dúvida, é o reconhecimento de que estamos no caminho, e que o trabalho em equipe beneficia a todos”.

As finalistas de Santa Catarina foram escolhidas entre 68 inscrições e premiadas, pela primeira vez como destaque estadual, devido ao esforço mútuo entre as instituições (Undime-SC/SED/Movimento Santa Catarina pela Educação). Das seis unidades finalistas, duas são destaques da rede municipal e três da estadual. A vencedora, conhecida como referência em gestão escolar, que representará o Estado na etapa regional, concorrendo com representantes do Paraná e Rio Grande do Sul, é a EEF Mont Alverne, de Ituporanga, unidade responsável por atender mais de 600 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

“É, certamente, um motivo de muita alegria, de muito orgulho e gratidão, poder representar o Estado, sendo escolhida, entre tantas outras unidades qualificadas, como a escola referência em gestão. Essa é uma responsabilidade que nos foi confiada e que, sem dúvida, pretendemos honrar”, afirma a diretora Viviane Rosa Bennert.

Criado em 1988, o Prêmio Gestão Escolar é responsável pelo reconhecimento das melhores práticas de ensino de escolas públicas de todo país, de forma a contribuir para que as unidades possam aprimorar e evoluir os processos de gestão, tornando-os mais democráticos e participativos.

“Nossa presença no concurso fez com que refletíssemos sobre as ações e identificasse situações que não iam tão bem na escola. Estamos repensando as práticas e buscando novas estratégias pra corrigir e melhorar nossas deficiências”, explica a representante da escola vencedora. Para Vivian, a passagem pelo concurso a fez reavaliar o tempo destinado a questão pedagógica, de atenção e planejamento diário dos professores, e o atendimento aos pais, pra que todos tenham o mesmo espaço e voz no planejamento das ações da escola.

A próxima etapa acontece nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis. O vencedor seguirá para a etapa nacional, prevista para acontecer no dia 4 de dezembro, em Bonito, Mato Grosso do Sul. A escola ganhadora receberá R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e o diretor(a) uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina.

A Undime-SC está na torcida pra que Santa Catarina leve o título brasileiro de “Referência em Gestão Escolar”.

Conheça todas as escolas premiadas na etapa estadual:

Vendedora: EEF Mont Alverne (Ituporanga).

Destaques rede municipal: CEI Profª Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco (Joinville) e Escola Municipal São Francisco (Luzerna).

Destaques rede estadual: EEB Sete de Setembro (Águas Frias), EEB São José (São Joaquim) e EEB Visconde do Rio Branco (Imbituba).

Confira mais fotos da premiação:

Por Bruna Carvalho
Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann