Prêmio Professores do Brasil entrega troféus nesta quinta aos 50 vencedores de todo o país

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Professores do Brasil será nesta quinta-feira (29), a partir […]

Publicado em Notícias - 28/11/2018.

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Professores do Brasil será nesta quinta-feira (29), a partir das 14h30, na cidade do Rio de Janeiro. Na cerimônia, os vencedores regionais e de temáticas especiais receberão seus troféus, serão revelados os nomes dos seis vencedores nacionais e as escolas dos professores vencedores receberão suas placas. Ao todo são 30 vencedores regionais, 20 vencedores de temáticas especiais e, entre os 30 regionais, serão escolhidos seis nacionais. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados.

A premiação não se resume apenas ao dia da cerimônia. Durante esta semana os professores vencedores e finalistas estão na capital fluminense onde participaram de diversas atividades, como palestras, oficinas pedagógicas e debates, com o objetivo de compartilhar com os demais os desafios e superações acumulados ao longo da premiação para promover a troca de experiências que vão refletir em sala de aula.

Ana Luiza Taufick, da coordenação-geral de apoio a certames e programas especiais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, explica que o evento é uma troca de conhecimentos. “Não fazemos só uma premiação, fazemos um evento em que colocamos os professores juntos para discutir os trabalhos e para dividir experiências também”, argumenta Ana Luiza.

Ao todo são seis categorias do prêmio: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e ensino médio. Um de cada categoria sairá vencedor na etapa nacional. Ana Luiza Taufick diz que o prêmio é uma forma de democratizar iniciativas que valorizem as práticas de ensino que gerem bons resultados para inspirar outros educadores.

“O que ele faz pode ser repartido com outros e outros podem se inspirar naquilo e multiplicar essa prática e acabar ajudando em outras realidades também”, resume Ana, que emenda dizendo que “as ideias mais simples são as mais criativas e são as que mais dão certo e que mais funcionam”, conclui.

Estarão presentes na entrega da premiação o ministro da Educação substituto, Henrique Sartori, e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole. O evento terá transmissão ao vivo pela internet.

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Vencedores 2017

Os seis vencedores nacionais do Prêmio Professores do Brasil 2017 ganharam uma viagem-prêmio à Irlanda, na 10ª edição do concurso. Durante a passagem pelo país europeu, os vencedores visitaram instituições de diferentes segmentos, como escolas do ensino fundamental, médio e de nível superior.

Acompanhe a transmissão ao vivo 

Saiba mais sobre o Prêmio Professores do Brasil  

 

Fonte: MEC
https://goo.gl/dxz3DD

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann