Presidente da Undime-SC participa de reunião com a Secretária de Educação Básica e o novo Secretário Executivo do Ministério da Educação em Brasília/DF

O encontro teve por objetivo apresentar as prioridades da nova gestão e estreitar relações com a […]

Publicado em Notícias - 24/01/2019.

O encontro teve por objetivo apresentar as prioridades da nova gestão e estreitar relações com a Undime

Foto: Undime

Nesta quarta-feira, 23, o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei (DME de Joinville) esteve a convite do Ministério da Educação (MEC), juntamente com o presidente da Undime, Alessio Costa Lima (DME de Alto Santo/ CE), reunido com o Secretário Executivo do MEC, Luiz Tozi, e com a Secretária de Educação Básica (SEB/ MEC), Tania Leme de Almeida, na sede da pasta, em Brasília/DF, para tratar das novas ações de trabalho, com foco maior na educação básica e alfabetização.

Dentre os assuntos em pauta, abordou-se a revisão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); a criação de novos modelos de gestão, com a ampliação da oferta de referências pedagógicas; capacitação de docentes com foco nos resultados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa); entre outas questões.

De acordo com secretário, até o fim do mês de janeiro o novo ministro deverá tornar público o planejamento estratégico da nova gestão, que explicitará as prioridades e diretrizes educacionais do governo.

Na ocasião, os membros da presidência aproveitaram para solicitar a rediscussão para definição de uma nova base do Programa Escola do Adolescente, bem como a prorrogação do prazo de adesão dos municípios. Frisaram, ainda, a importância da representação do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos fóruns estaduais, que deverão ser realizados entre fevereiro e junho deste ano, e no Fórum Nacional, previsto para agosto de 2019.

Em sua fala, a Secretária de Educação Básica destacou o papel da instituição e a importância da parceria entre MEC e Undime. “Sabemos que os nossos referenciais nem sempre representam a realidade. A Undime conhece os gargalos e sabemos o quanto é árduo este trabalho. Estamos em um momento diferenciado, com a oportunidade de promover muitas benesses para a área. Temos um propósito e um compromisso maior que é a educação”. “Queremos que as políticas desenvolvidas pelo MEC cheguem na ponta”.

Na oportunidade, um pedido de audiência com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi protocolado com data a ser definida pelo Ministério.

 

Fonte: Undime com adaptações

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann