Presidente da Undime/SC participa de audiência com o ministro da Educação, em Brasília

Plauto

Presidente da Undime/SC, Plauto Mendes.

Na manhã desta quarta-feira (09.06), o presidente da Undime/SC e dirigente municipal de educação de Rio dos Cedros, Plauto Mendes, esteve em Brasília para uma reunião com o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, na qual se formalizou as questões que seriam colocadas em pauta na audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, no período da tarde.

Entre as demandas dos dirigentes municipais estão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Sistema Nacional de Educação e o financiamento da educação pública propostos pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Foram apresentadas propostas sobre novos mecanismos para o reajuste do Piso Nacional do Magistério e a regulamentação dos recursos provenientes dos royalties do petróleo, o aprofundamento das discussões dos repasses baseados no Custo Aluno Qualidade (CAQ) e Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) para o financiamento da educação básica.

Os representantes municipais, dos 26 estados, solicitaram a aprovação do CAQi, por entender que ele representa a redenção do financiamento da educação brasileira, apontando o investimento necessário por aluno. De acordo com estudos estima-se um valor de RS 10.000,00 (dez mil) por aluno, mas se tem ciência da dificuldade devido à atual situação econômica que o país enfrenta. “Estamos lutando pela aprovação e para que seja estabelecida uma escala de reajustes até chegarmos a esse número”, afirma o presidente da Undime/SC.

Para o ministro da Educação tudo acontece dentro do município e é por isso, que se deve dar voz aos seus representantes.  “Eu tenho a percepção sobre a força e a representatividade dos governos municipais, para que as políticas sociais e as políticas públicas, como a educação possam chegar a atender as expectativas da população”, conclui.


Conheça a pauta da reunião: 
Clique aqui para acessar

Conheça a Nota Técnica sobre o Pragrama Brasil Carinhoso: Clique aqui para acessar

 

Bruna Carvalho
UNDIME/SC