Presidente defende o ‘direito da vivência e experiências na primeira infância’ durante congresso educacional em Gramado/RS

Em fala, Lueders ressaltou a relevância do olhar sensível do educador e a garantia do currículo […]

Publicado em Notícias - 19/07/2022.

Em fala, Lueders ressaltou a relevância do olhar sensível do educador e a garantia do currículo da Educação Infantil, em que a criança seja protagonista do processo

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, compôs, juntamente com gestores educacionais dos estados do Ceará, Tocantis, Mato Grosso e Rio de Janeiro, a segunda mesa temática de abertura do encontro ‘Educação para a TransformAção’, realizado de 19 a 21 de julho, em Gramado/RS. Tratando de ‘Educação em Movimento: O Impacto da Pandemia na Educação Brasileira e os Percursos a Serem Trilhados’, a presidente destacou as múltiplas infâncias e os desafios e interferências ocasionadas pelo cenário pandêmico. “A pandemia serviu para ampliamos nossos olhares para a educação infantil, pois o impacto no cotidiano das crianças foram significativos, como mostra dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, com aumento de 63% de exposição as telas, mudando drasticamente a rotina das crianças e lançando a preocupação aos educadores”, explica.

Para Lueders é preciso ter um olhar sensível, atento ao percurso da primeira infância, levando em conta que o Brasil é o país com a melhor legislação e, assim deve-se garantir que o currículo seja aplicado, garantindo que a criança seja protagonista em seu aprendizado. “Precisamos pensar na vivência, na experiência que essa criança está tendo. Transformar espaços em ambientes acolhedores, pra que rotinas não se tornem rotineiras”. De acordo com a presidente é fundamental que haja planejamento na Educação Infantil “Muito se ouve falar ‘mas como? Não temos brinquedos.’ Brinquedo não precisa ser estruturado, volto a frisar que a criança precisa ser protagonista. Confeccionar seus próprios brinquedos, porque um simples graveto não pode ser um e, assim contribuir com as memórias”.

Ressaltou ainda, que lembranças são parte da infância e a educação deve, também, de oportunizá-las. “Não há aprendizado se não fizer sentido. Precisamos resgatar valores”, afirma a presidente da Undime/SC. Lueders concluiu sua fala propondo uma reflexão “Quais memórias estamos oportunizando?” e exibiu um videoclipe de Blumenau/SC, no qual apresenta as vivências nos Centros de Educação Infantil do município.

Assista abaixo:

‘Educação para TransformAção’

Com objetivo de promover o amplo debate sobre o papel da Educação na transformação da sociedade, o Congresso ‘Educação para TransformAção’, voltado aos profissionais da educação de escolas públicas e privadas, traz a temática Educação Disruptiva: Pilares de Uma Escola que Acolhe, Supera, Inova e Transforma, em painéis, palestras, debates, minicursos e conferências, de 19 a 21 de julho, em Gramado/RS. Também participam do painel com a Undime/SC: Aléssio Costa Lima (DME de Ibaretama/CE); Francinete Ribeiro Fonseca (DME de Piraquê/TO); Eduardo Ferreira da Silva (DME de Canarana/MT); e Osório Luís F. de Souza (DME de Cachoeira de Macacu/RJ).

Assessoria de Comunicação da Undime/SC

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