Presidente participa de entrevista ao vivo sobre resultados do Saeb/Ideb 2021

Em bate-papo nesta segunda (19) na Rádio CBN, Lueders comentou desempenho de destaque de Santa Catarina, […]

Publicado em Notícias - 19/09/2022.

Em bate-papo nesta segunda (19) na Rádio CBN, Lueders comentou desempenho de destaque de Santa Catarina, que alcançou o primeiro lugar em 6 das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Blumenau/SC, participou de entrevista ao vivo à Rádio CBN nesta segunda-feira, 19, sobre o destaque de Santa Catarina nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Também participaram da conversa o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, promotor de Justiça João Botega.

Ao comentar os resultados obtidos por SC, que alcançou o primeiro lugar em 6 das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e o melhor Ideb do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com índice de 6,5, Lueders ressaltou a importância do retorno às atividades presenciais ainda no início do ano passado. “Santa Catarina recebeu muitas críticas por ser um dos primeiros estados a retornar às atividades presenciais, inclusive, na Educação Infantil. Esta não foi uma decisão isolada, mas, sim, fruto de diálogo e trabalho em regime de colaboração que envolveu diversos atores. A construção dessa parceria foi fundamental para atingirmos os resultados observados”. 

A presidente ressalta que o momento é de estudar os resultados das provas do Saeb 2021, levando em conta, também, parâmetros do fluxo escolar – proficiência, evasão, abandono, reprovação e aprovação – considerados pelo Ideb. “A avaliação sobre o desempenho de Santa Catarina é positiva. Agora, é hora de gestores e escolas observarem os resultados obtidos, especialmente, nas avaliações do Saeb, a fim de avaliar o cenário e planejar as ações necessárias para a recuperação das aprendizagens”. 

Lueders também conversou sobre demais pautas da Educação, como ICMS Educacional. A entrevista na íntegra você pode ouvir pela plataforma Soundcloud, acesse aqui

Por Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann