Presidente participa de mesa temática na live de lançamento do Programa Primeira Infância na Escola

Durante a cerimônia, transmitida ao vivo nesta terça (17), pelo canal no YouTube do MEC, Lueders […]

Publicado em Notícias - 17/05/2022.

Durante a cerimônia, transmitida ao vivo nesta terça (17), pelo canal no YouTube do MEC, Lueders tratou de gestão, liderança e fortalecimento institucional.

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, compôs, junto a representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a segunda mesa temática da cerimônia de lançamento do Programa Primeira Infância na Escola, realizada nesta terça-feira (17/5), por meio de transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Tratando de gestão, liderança e fortalecimento institucional, um dos eixos temáticos do programa, a presidente destacou o papel do gestor e a importância da avaliação diagnóstica para a melhoria da qualidade na Educação Infantil. 

Lueders aponta que entender o principal objetivo da gestão educacional é uma das premissas para que o fortalecimento institucional aconteça na prática. “O gestor precisa compreender seus objetivos. Quando falamos de educação, o objetivo principal precisa ser, sempre, a aprendizagem dos alunos”. A presidente da Undime/SC complementa que o ensino na Educação Infantil, apoiado num currículo que contemple interações e brincadeiras para a ampliação de repertório cultural, precisa proporcionar aprendizagens às crianças. “A educação infantil é um espaço formal e institucional, não um espaço doméstico. As crianças precisam deixar esse espaço diferentes de como entraram”, explica.

A presidente também salienta que a realização da avaliação diagnóstica da rede, de forma participativa, é essencial para a elaboração dos planos de ação. “É preciso que seja efetuada uma avaliação que não tenha um fim em si mesma, mas que seja um percurso, um processo que contemple a realidade da comunidade. O gestor precisa conhecer sua rede para pensar no plano de ação, que deve ser elaborado a partir de evidências científicas e com o apoio das evidências locais”. 

Com o objetivo de elevar a qualidade na Educação Infantil e fortalecer a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa Primeira Infância na Escola é dividido em três eixos: “Avaliação e monitoramento da qualidade na Educação Infantil”; “Gestão, liderança e fortalecimento institucional”; e “Currículo e práticas pedagógicas”. A iniciativa será executada por meio da Secretaria de Educação Básica, que fornecerá apoio técnico e financeiro a fim de avaliar, monitorar e qualificar as oportunidades de aprendizagem para municípios e escolas de Educação Infantil.

Evento de lançamento 

A live contou com a presença do Ministro da Educação, Victor Godoy, do secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, e demais representantes do MEC, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras instituições. O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, também participou da cerimônia.

Durante a abertura do evento, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, salientou a importância das discussões junto às representações da Undime e do Consed para a elaboração do programa, destacando, em especial, as contribuições da presidente da seccional catarinense. “Este é o start de uma ação de grande relevância, ação que foi discutida à exaustão com a representação da Undime e do Consed. Queria fazer um agradecimento especial à secretária Patrícia Lueders, de Blumenau, presidente da Undime Região Sul, que tem como expertise a Educação Infantil e colaborou muito na execução dessa política”. 

Transmitida pelo canal do MEC no YouTube, a live também celebrou o Acordo de Cooperação Técnica +PNE e TC Educa, que visa o desenvolvimento de ações para a implementação da Lei n.º 13.005, relativa à execução dos Planos Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assista à transmissão na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=4U1FxlPtzWs

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann