Presidente participa, virtualmente, da abertura de oficinas técnicas do MEC, FNDE e TCE/SC nesta quinta (22)

Promovido pala SME de Caçador, juntamente com as associações de municípios, Undime/SC, MEC, FNDE e TCE/SC, […]

Publicado em Notícias - 22/09/2022.

Promovido pala SME de Caçador, juntamente com as associações de municípios, Undime/SC, MEC, FNDE e TCE/SC, evento é direcionado as Secretarias Municipais de Educação de municípios da AMARP, AMAUC, AMMOC, AMPLASC, AMOSC, AMURC E AMURES

Participação da presidente da Undime/SC, Patrícia Lueders, na cerimônia de abertura das oficinas técnicas, em Caçador (SC).

Mais de 70 municípios acompanham as oficinas de capacitação do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), de 22 a 23 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador/SC. Representando a seccional catarinense na cerimônia de abertura, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, (DME de Blumenau/SC) dialogou sobre a importância da formação e atendimento técnico aos profissionais da educação, da qual a instituição sempre faz questão de prestar apoio e ofertar aos municípios.

“É relevante termos hoje entidades de tamanho poder próximas aos municípios, pois com as inúmeras mudanças como o Novo Fundeb, as condicionantes do VAAR, as leis do ICMS, que foram aprovadas em Santa Catarina e está servindo de exemplo pra todo país, a nova escolha do PNLD, entre outros, é preciso saber orientar não só levando informação a conhecimento de todos, mas propiciando momentos de imersão como este, no qual gestores e técnicos possam interagir com especialistas no intuito de minimizar os desafios, tirando suas dúvidas e, também, podendo sair com soluções”, coloca Lueders.

Em sua fala, a presidente fez questão ainda de defender o regime de colaboração e mencionar o fortalecimento de causas educacionais a partir dessa união em Santa Catarina. “Acredito que é fundamental pros municípios estabelecer proximidade, unir forças, pra que dos aprendizados surtam efeitos. A Undime tem um regime de colaboração bem consolidado no Estado, que é referência no país, não só pelo retorno das atividades no período de pandemia, mas pela união de todas as esferas que, juntas, têm conseguido avançar a educação pública”, explica.

Juntamente com Lueders, também participaram da abertura a presidente colegiado da AMARP e secretária Municipal de Educação de Caçador, Lenira Carneiro; do assessor da AMARP, Humberto Dalpizzol; presidente AMARP, Luci Peretti; assessora de Políticas Públicas Educacionais da FECAM, Marinez Chiquetti; diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, representando o presidente do FNDE; diretora da Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Carolina Santos Vilasboas, representando o secretário de Educacao Básica do MEC; o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir DAgostini; e o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.

A programação teve início com a apresentação da Banda Sinfônica Músicos do Contestado e segue até sexta (23) trazendo oficinas com abordagens no contexto do PAR, PNE, PDDE, PIEC, ICMS, Obras, entre outros, além de atendimentos individualizados sob o comando do MEC, FNDE e TCE/SC. O intuito é apoiar gestores e técnicos na construção do planejamento e execução de programas e projetos, auxiliando em suas funções junto às secretarias municipais. Clique aqui para visualizar a programação completa.

Acompanhe nossas nas redes sociais e não perca as atualizações da Educação!

Por Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann