Prevenção ao uso excessivo de telas por crianças e adolescentes é tema de live da Undime/SC

Promovida em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), com transmissão ao vivo pelo canal […]

Publicado em Notícias - 11/10/2022.

Promovida em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da seccional catarinense nesta segunda (10) e mais 3,3 mil visualizações até o momento, live provocou reflexões sobre mediação parental, segurança na internet, intoxicação digital e uso saudável das tecnologias. 

Como identificar sintomas de intoxicação digital e traçar estratégias para proteger crianças e adolescentes do uso excessivo de telas, hábito que se acentuou no período de pandemia? A live desta segunda-feira, 10, uma parceria entre a Undime/SC e a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), teve por objetivo promover abordagens sobre esse assunto, em transmissão voltada aos pais/responsáveis, equipes pedagógicas, gestores escolares e dirigentes de educação dos municípios catarinenses. 

Provocando reflexões sobre mediação parental, segurança na internet, intoxicação digital e seus impactos e recomendações sobre o uso saudável das tecnologias da informação e comunicação, a live marca o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. O encontro teve abertura conduzida pela presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau/SC), que destacou a importância das famílias incentivarem o bom uso das tecnologias, por meio de seus próprios exemplos, e ofertarem aos seus filhos tempos de qualidade. 

“O digital não substitui a brincadeira, nem o contato humano. A criança precisa se relacionar com a natureza e seu meio social através das brincadeiras, com interações e vivências. É necessário que as famílias se preocupem em demonstrar bons exemplos na utilização das tecnologias, pois de nada adianta falarmos pra nossas crianças saírem das telas se, muitas vezes, estamos conectados o tempo inteiro”, afirma a presidente. 

Participaram da live a presidente da SCP, Nilza Perin, a pediatra Lorieti da Cunha, membro do departamento de Pediatria Ambulatorial da SCP, e o pediatra Hamilton Fogaça, que fez a mediação do bate-papo. Com mais de 3,3 mil visualizações até o momento, a transmissão completa está disponível no canal da Undime/SC no YouTube, assista:


Saiba mais sobre a campanha da SCP que alerta para a intoxicação digital: http://www.scp.org.br/Conheça o portal Internet Segura, que reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da rede: https://internetsegura.br/

Por Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann