Professores de Piratuba participam de seminário sobre o novo Fundeb

O encontro foi realizado em Ipira e contou com a participação de equipe de diretores educacionais […]

Publicado em Notícias - 22/11/2019.


O encontro foi realizado em Ipira e contou com a participação de equipe de diretores educacionais gestores públicos de Piratuba

Uma equipe de professores e gestores escolares de Piratuba, coordenados pela dirigente Municipal de Educação, Magrid Auler, participou na manhã desta sexta-feira (22), de um seminário que debateu a proposta de relatoria do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – (Fundeb).

O evento que teve a participação do prefeito Olmir Paulinho Benjamini,  recebeu centenas de professores e gestores escolares da Região do Integrar e do Alto Uruguai Catarinense, além de contar com a presença do Deputado Federal, Pedro Uczai, que integra a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília.

Durante o encontro, que aconteceu nas dependências do Centro de Cultura de Ipira, SC, Pedro Uczai destacou que o Congresso Nacional através da Comissão Especial da Câmara apresentou Relatório da deputada professora Dorinha, que prevê complementação da União de até 40% em 10 anos. O documento que deve ser encaminhado ao Senado, para em seguida ser submetido à sanção presidencial.

Criado em 2006, o Fundeb passou a valer a partir de 2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O fundo que funciona como uma poupança nacional, dedicada à educação, em 2019, ela alcança o montante de R$ 156 bilhões, com a garantia de investimento mínimo, por aluno, por ano, de R$ 3016.67. É o Fundeb que atualmente sustenta 85% dos gastos com educação básica no Brasil.

A intenção do debate, segundo a assessoria do parlamentar Federal, Pedro Uczai, é garantir um percentual mínimo de 15% para a educação, uma vez que o Fundeb expira em dezembro de 2020 e movimentos políticos têm se apropriado do momento para tentam reduzir o percentual de investimentos obrigatórios no setor educacional brasileiro.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Piratuba
Fotos: Divulgação da SME de Piratuba

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann