Professores querem tornar as aulas de informáticas mais dinâmicas em São José

Os meios informatizados abriram na sociedade grandiosos espaços para a comunicação, com o uso da internet, […]

Publicado em Notícias - 01/09/2017.

Os meios informatizados abriram na sociedade grandiosos espaços para a comunicação, com o uso da internet, ferramenta dinâmica, interativa, que possibilita democratizar o acesso às informações. Para promover a inclusão no mundo digital, das oito escolas profissionais da rede municipal de São José, seis oferecem curso de informática, atendendo, atualmente, 115 estudantes, com idade entre 14 e 84 anos.

Com a intenção de aprimorar as aulas, os professores estão se reunindo, durante a hora atividade, na Escola Profissional de Forquilhinha, a fim de discutir e produzir propostas para 2018. Foram cogitadas aulas em módulos, com certificados específicos, permitindo maior mobilidade de alunos durante o ano. Por essa razão, se faz necessário pensar um formato que atenda cada especificidade.

O professor Pedro Machado Albanaz deixa claro que capacitar o aluno da terceira idade, quanto ao uso de ferramentas básicas, exige muito dinamismo por parte do educador. Esses estudantes, na verdade, desejam uma aprendizagem que esteja direcionada a todo o tipo de informação. As metodologias a serem aplicadas, devem ser galgadas com muita criatividade, até porque se trata de um público exigente e que otimiza o tempo.

Para a secretária de educação Méri Hang, transformar essas aulas em momentos divertidos, atraentes e inovadores, aumentará a integração e o diálogo entre aluno e professor. “Sem dúvida nenhuma, estimulará aos alunos mais jovens a aprenderem e a ensinarem, implicando assim, em um elo de transformações positivas. As escolas precisam de alunos para que possam existir, ao mesmo tempo, precisamos de educadores preocupados com a flexibilidade do aprendizado, atentos à busca de novos rumos para o curso de informática dentro das escolas profissionais para que despertem a curiosidade e o interesse para novas descobertas”.


Undime-SC
– com a contribuição da SME de São José.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann