Professores recebem capacitação sobre educação financeira

Professores da rede municipal de educação de Joinville participam de capacitação sobre educação financeira. Desde 2015, […]

Publicado em Notícias - 24/10/2017.

Professores de Joinville recebem capacitação sobre educação financeiraProfessores da rede municipal de educação de Joinville participam de capacitação sobre educação financeira. Desde 2015, a cidade recebe projeto piloto desenvolvido pela Associação Educação Financeira do Brasil (AEF) para aplicação do conteúdo nas escolas.

Nesta segunda-feira (23), 63 servidores da Escola Municipal Professora Eladir Skibinski participaram de uma formação para abordar o assunto em sala de aula. Na Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, 50 pessoas vão receber o conteúdo nesta terça-feira (24).

A educadora Ana Paula Pregardier veio de São Paulo para ministrar o curso. Ela lembra que a Escola Municipal Professora Eladir Skibinski ganhou destaque nacional devido a aplicação do assunto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. “É uma escola que apareceu no Brasil todo, fez parte do projeto-piloto e é um prazer estar aqui.”

Ana Paula explica que a vinda a Joinville também serve para saber como o conteúdo foi aplicado e fazer a atualização do material didático. “A educação financeira é um tema transversal que pode ser abordado em qualquer matéria”, explica. Durante as aulas os alunos aprendem sobre orçamento familiar, pesquisa de preço e até são incentivados a pedir a nota fiscal. É uma forma de ter o controle dos gastos.

A professora Carlas Nascimento Pawluk participou da primeira fase do projeto em Joinville. Ela conta que a capacitação é uma oportunidade levar o conteúdo para os outros colegas e ampliar para todas as disciplinas.

A professora afirma que o aprendizado das crianças influencia do comportamento da família na hora das compras.“Elas já pesquisam e comparam preço. É uma forma de segurar o consumismo”, relata. Em 2018, o projeto irá abranger todas as escolas do município.

Em setembro, a TV Escola apresentou uma série especial sobre educação financeira. A estreia foi com a Escola Municipal Professora Eladir Skibinski. Já em outubro, o jornal O Estado de São Paulo trouxe reportagem sobre o projeto desenvolvido na unidade escolar. O projeto de educação financeira é mantido pela AEF, em parceria com a Serasa.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Joinville.

 

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann