Programa APOIA ganha cada vez mais adeptos

Em Santa Catarina, já são mais de 281 Municípios utilizando o Sistema APOIA Online. Lançado em […]

Publicado em Notícias - 20/07/2017.

Em Santa Catarina, já são mais de 281 Municípios utilizando o Sistema APOIA Online. Lançado em março de 2001, o Programa de Combate à Evasão Escolar – APOIA foi escolhido pelo Ministério da Educação como modelo para o país e mereceu destaque da ONU, na divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2002 no Brasil.

O APOIA é um trabalho realizado em rede para combater a evasão escolar. Cada parte responsável, Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público, assume o compromisso de fazer com que alunos que não completaram o ensino obrigatório, retornem à sala de aula. Diversos fatores podem fazer com que um aluno deixe de estudar, como situação social, mudanças na dinâmica familiar, entre outros. No entanto, há posturas que podem ser adotadas para melhorar, gradativamente, a situação e trazer o aluno de volta à escola, nesse caso o programa APOIA On-line, se revela muito mais eficaz.

É importante esclarecer que o APOIA vem da infrequência do aluno e deve ser acionado quando crianças e adolescentes de 4 a 17 anos faltam cinco vezes consecutivas ou sete vezes em um intervalo de 30 dias. Após cadastrar o estudante no programa, a escola deve providenciar seu retorno o mais breve possível e em caso de negativa encaminhar ao conselho tutelar, que tem 15 dias para buscar uma solução. Se o aluno continuar faltando, o caso é levado ao Ministério Público.

A Rede Municipal de Ensino de São José é a mais nova adepta do Sistema. Apesar de já ter um serviço de evasão escolar, que integra o setor pedagógico para orientação dos responsáveis pelos alunos evadidos, antes de serem encaminhados ao conselho tutelar, agora passará a utilizar o APOIA Online, que permitirá acompanhamento mais dinâmico dos casos em atendimento.

 

Por Bruna Carvalho – com a colaboração da SME de São José
Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann