Programa Volta ao Novo é lançado em Santa Catarina

Em live nesta quarta-feira (11/8), promovida pela Undime/SC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi […]

Publicado em Notícias - 12/08/2021.

Em live nesta quarta-feira (11/8), promovida pela Undime/SC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi dado início à nova fase da iniciativa, que tem como objetivo trabalhar macrocompetências fundamentais para o desenvolvimento pleno de estudantes e professores.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Undime/SC promoveu nesta quarta-feira (11/8), em Santa Catarina, a live de lançamento do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, intitulado Volta ao Novo. A iniciativa propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes dos municípios, por meio de diálogos formativos e conteúdos vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

“O Volta ao Novo é um programa que todo secretário de Educação, ao implementar em sua secretaria, não precisará visualizar como algo a mais. Esta é uma iniciativa que vai proporcionar suporte tanto aos estudantes, quanto aos profissionais da educação”, iniciou a presidente da  Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau), na abertura do encontro. Mencionando as próximas duas formações oferecidas pelo programa, a primeira, no dia 25 de agosto, e a segunda, no dia 15 de setembro, Luders explicou que a iniciativa proporcionará um “trabalho formativo abordando as competências socioemocionais, como autoestima e resiliência”.

Em sua fala, o coordenador de Disseminação de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna, Carlos Mandel, destacou a importância de trabalhar a temática enquanto ferramenta que auxilia a enfrentar as desigualdades na educação. “As competências socioemocionais colaboram para o aprendizado dos estudantes, além de terem um valor intrínseco muito forte. Elas se constituem num conjunto de capacidades pessoais para mobilizar comportamentos e, de forma geral, se manifestam na forma de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Assim, exercem influência tanto na vida pessoal quanto emocional”, explicou Mandel. 

Estímulo ao desenvolvimento 

No cenário educacional brasileiro pré-pandêmico, de 10 crianças que entravam no 1° ano do Ensino Fundamental, apenas seis concluíam o Ensino Médio. Desses, só um terminava sabendo plenamente matemática, e só três língua portuguesa. Os dados do Ministério da Educação foram citados pelo coordenador do Instituto Ayrton Senna, Carlos Mandel, em sua apresentação. “Para falar sobre o Programa Volta ao Novo, preciso falar sobre as competências socioeducacionais. E para falar sobre as competências socioeducacionais, é importante revisitar quais eram os indicadores que a gente tinha no contexto pré-pandemia, porque sabemos que, com a Covid-19, os resultados educacionais foram muito impactados”, destacou Mandel. 

Como forma de enfrentamento a essa problemática, o coordenador do Instituto apresentou quatro estudos que demonstram como o bom desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode influenciar os resultados de aprendizagem, as chances de concluir o Ensino Médio e até mesmo as taxas de mortalidade. No entanto, Mandel ressalta a importância de considerar as particularidades de cada indivíduo na aplicação dessa ferramenta de desenvolvimento. “A intenção não é que todo mundo se desenvolva da mesma forma, porque cada pessoa tem as suas características. O que a gente defende é que todo mundo deveria compreender o que são as competências para poder, a partir daí, estimular seu próprio desenvolvimento dentro do seu projeto de vida”, afirmou.

Acesse os materiais apresentados no encontro:

Apresentação Programa volta ao novo Carlos Mandel

Se você não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, assista ao evento na íntegra clicando aqui

Programa Volta ao Novo

Na primeira fase do projeto, realizada no segundo semestre de 2020, multiplicadores da Undime participaram de encontros formativos com o objetivo de desenvolver estratégias de inclusão das competências socioemocionais de estudantes e educadores no planejamento do ensino. 

Na segunda fase do programa, os multiplicadores indicados pelas seccionais da Undime serão convidados a elaborar um plano de ação para ser replicado nas escolas. As articuladoras da Undime de Santa Catarina são Sônia Fachini, secretária da Undime/SC; Ana Brasil e Anelize Schlosser. 

A iniciativa faz uma discussão sobre as macrocompetências, ou grandes grupos das competências socioemocionais. São elas: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros, autogestão, motivação e aprendizagens. Em cada um dos encontros on-line propostos pelo programa, uma dessas macrocompetências será priorizada. 

Confira o cronograma com os próximos encontros

25 de agosto, das 10h às 11h30: 1º Encontro de Formação – Acolhimento e Autogestão

15 de setembro, das 10h às 11h30: 2º Encontro de Formação – Motivação (com participação de Lourdes Atié)

20 de outubro, das 10h às 11h30: 3º Encontro de Formação – Aprendizagem e correção de fluxo

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