Projeto pioneiro em São Cristóvão do Sul proporciona cuidado integral aos professores no período pandêmico

Iniciativa é da Secretaria da Educação de São Cristóvão do Sul e tem como base a […]

Publicado em Notícias - 24/05/2021.

Iniciativa é da Secretaria da Educação de São Cristóvão do Sul e tem como base a metodologia de escavação emocional.

Em tempos de pandemia, pensar no cuidado do profissional da educação é ainda mais importante. Com o objetivo de proporcionar práticas de bem-estar, autoconhecimento e cuidado aos professores do município, a Secretaria de Educação de São Cristóvão do Sul implementou em abril deste ano um projeto pioneiro baseado na metodologia de escavação emocional. Nesse processo, cada profissional pode rever sua jornada de vida pessoal e profissional em busca do autocuidado e do amor próprio.

O método excavation émotionnel ou escavação emocional, da empresa de Assessoria Educacional Matheus Felipe Stanski LTDA, surgiu a partir de estudos e produções científicas sobre as práticas de cuidado ao educador. Em São Cristóvão do Sul, o processo acontece em duas etapas: em um primeiro momento, os professores são convidados a trabalhar suas emoções por meio de envelope interativo; depois, na Sala da Acolhida, lugar próprio de cuidado e bem-estar, recebem um feedback com um especialista na área. A cada trimestre, os professores do município são convidados a participar do projeto.

Ainda que seja recente, já se observam benefícios da iniciativa para a comunidade escolar do município. Para a prefeita de São Cristóvão do Sul, Ilse Amélia Leobet, o projeto “promove cuidado e amor em cada profissional da educação, e isto chega na prática pedagógica de sala de aula”. A secretária de educação, Giseli Telles, salienta que “cuidar das joias mais caras da Secretaria de Educação não é uma opção, mas um dever de amor para a educação”. O objetivo agora é expandir a iniciativa para as famílias dos estudantes, proporcionando as práticas de bem-estar e cuidado a ainda mais pessoas. 

Fonte: Undime/SC com informações da Secretaria de Educação de São Cristóvão do Sul. 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann