Redes Municipais de Ensino realizam parada de estudo para tratar da Base Nacional Comum Curricular e suas mudanças na Educação Infantil e Fundamental

Mais de 2000 unidades estiveram envolvidas nas discussões realizadas nesta terça-feira “Dia D” em Santa Catarina […]

Publicado em Notícias - 22/03/2018.

Araquari 2

Foto: SME de Araquari/SC.

Mais de 2000 unidades estiveram envolvidas nas discussões realizadas nesta terça-feira “Dia D” em Santa Catarina com a participação da comunidade escolar

Nesta terça-feira, 20, ocorreu o “Dia D” de discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Catarina, com objetivo de apresentar a comunidade escolar (secretários de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos), o que trata o documento homologado em dezembro de 2017, que prevê mudanças no sistema de ensino de todo o país até 2020, e debater nas unidades de ensino como se dará o processo de implementação no estado, com possíveis adaptações locais a partir do documento final.

Para dar sustentação ao estudo nas escolas, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), em regime de colaboração com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), abriu as atividades com uma videoconferência com orientações gerais referentes ao instrumento norteador da BNCC e suas implicações nos municípios. Como adaptá-lo as diferentes realidades. Muitas dúvidas foram sanadas num bate-papo informal, com a coordenadora Estadual da BNCC/Undime-SC, Sônia Regina Victorino Fachini. O vídeo já ultrapassa 800 visualizações, ampliando para um público aproximado de 2800 pessoas, tendo em vista a concentração de grupos de estudo nas escolas.

Município de São Bernardino/SC

Município de São Bernardino/SC acompanhando a videoconferência (BNCC).

“Foi um momento bastante proveitoso, no qual pude dividir meu conhecimento e interagir com os profissionais da ponta, que estão envolvidos diretamente nas redes municipais de ensino. Acredito que a videoconferência tenha sido um sucesso, pois houve participação assídua dos expectadores e recebemos muitos feedbacks positivos”, afirma a coordenadora.

No período da tarde, as explanações continuaram nas unidades, organizadas pelas equipes pedagógicas. Os apontamentos do “Dia D”, das redes municipais, farão parte de um relatório, que será encaminhado a Undime-SC, e que, posteriormente, servirão de subsídios para discussões futuras.

Outra mobilização, de caráter interno, ocorreu no dia 6 de março, nas escolas de Santa Catarina para planejamento das atividades do “Dia D”, no qual educadores municipais, estaduais e de instituições de ensino particulares, puderam realizar um estudo prévio da estrutura e competências da BNCC, trocar informações, orientar suas equipes e traçar as atividades nas unidades, a fim de alcançar o maior número de pessoas possíveis.

As ações são consideradas pelo Ministério da Educação (MEC) o ponto de partida para que as unidades de ensino conheçam a BNCC e comecem a trabalhar para sua implantação. A ideia é que os estados iniciem a prática ainda neste ano, para implementação nas redes a partir de 2019. O prazo final para finalização é previsto 2020, com todos os currículos (re)elaborados, definindo a base de aprendizado de todas as etapas de ensino. Lembrando, que o documento já aprovado refere-se ao Ensino Infantil e Fundamental. A Base para o Ensino Médio ainda está em processo de construção.

Movimento Nacional – O “Dia D” é de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação iniciou no dia 6 e teve como ponto alto o dia 20 de março, envolvendo toda a comunidade escolar.

Sobre a BNCC – A Base Nacional Comum Curricular foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Em Santa Catarina, a Undime-SC, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizará, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina e, assim, definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses.

Veja, abaixo, as fotos da mobilização nos municípios:

Undime-SC

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