Representante da Undime-SC participa de discussões sobre o Guia de Implementação da BNCC

Coordenadores estaduais estiveram reunidos na última segunda-feira (17.07), em Brasília, para trocar experiências e contribuir para […]

Publicado em Notícias - 20/07/2017.

bASE

Coordenadores estaduais na reunião em Brasília.

Coordenadores estaduais estiveram reunidos na última segunda-feira (17.07), em Brasília, para trocar experiências e contribuir para o aprimoramento do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O conteúdo em discussão trata-se de uma versão preliminar, que será enriquecida com base nas análises de aplicabilidade nas redes estaduais e municipais. Para isso, foi apresentada a primeira versão do Guia, para que os coordenadores pudessem entender a dinâmica do material e analisar o que funcionaria ou não nas redes que atuam.

A coordenadora estadual pela Undime-SC, Sonia Regina Victorino Fachini, representou os municípios do Estado e deu a sua contribuição. “Seguindo o mesmo processo democrático e colaborativo da construção da BNCC, tivemos a oportunidade, nesse encontro, de produzirmos sugestões compartilhadas de todos os estados convidados para o aprimoramento do Guia de Implementação. Nos grupos de trabalho, debatemos a melhor forma de articular e planejar em regime de colaboração a estruturação do processo de implementação da BNCC. Foi muito produtiva a discussão proposta”, afirma a coordenadora.

A elaboração do documento se deu por uma equipe composta por representantes de Consed, Undime e MEC, com o apoio da Comunidade Educativa Cedac, e consiste numa estrutura para implementação da BNCC.

Neste momento, encontra-se em análise no Conselho Nacional de Educação (CNE), que levará em conta a participação da sociedade, por meio de audiências públicas realizadas nas cinco regiões: Norte, Nordeste, Sul, Suldeste e Centro-Oeste. A ideia é ouvi-los antes do parecer final, que resultará num projeto a ser homologado pelo MEC, transformando-o em norma nacional.

Na próxima semana (28.07), será realizada a segunda audiência no Recife (PE) e, posteriormente, na Capital (11.08), São Paulo (25.08)) e Brasília (11.09). O objetivo dos debates é obter contribuições para incorporar ao documento final.

Acesse a plataforma e entenda o que são as audiências, as regras para a participar e prazos de inscrição.

 

Por Bruna Carvalho
Undime-SC

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann