Respeito às diversidades é tema da II Olimpíada Lageana de Língua Portuguesa

Estudantes exploraram o universo de individualidades e relataram muitas das dificuldades que enfrentam no dia a […]

Publicado em Notícias - 29/10/2018.

Estudantes exploraram o universo de individualidades e relataram muitas das dificuldades que enfrentam no dia a dia por serem diferentes, emocionando os jurados

Aluno Gustavo Gonçalves Branco recebendo a premiação

Promovida pela Secretaria da Educação de Lages, por meio do Núcleo de Educação Permanente, a segunda edição da Olimpíada Lageana de Língua Portuguesa envolveu mais de quatro mil alunos, de nove a 15 anos, da rede municipal de ensino, com premiações para estudantes, professores e escolas selecionadas.

A produção dos textos foi realizada em mais de dois meses durante as aulas de Literatura e Produção Textual no Ensino Fundamental, entre as turmas do 4° ao 9° ano. Cerca de 30 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) participaram do concurso literário.

Sob a temática “O respeito às diversidades – o que eu vejo em você, que não vejo em mim”, os estudantes puderam explorar o universo de individualidades. “Percebemos como nossas crianças amadureceram no processo de leitura e escrita e se vêem como cidadãos do mundo. Este concurso já está consolidado no calendário de eventos de nossa cidade, com muitos outros a serem realizados pela frente”, comenta a secretária da educação, Ivana Michaltchuk.

Para o prefeito Antônio Ceron, que participou da entrega das premiações, este é um tema atual, que traz profundas reflexões. “Devemos respeitar a criatura humana como ela é, e não como gostaríamos que fosse. Este é um legado a deixar para nossas crianças”, afirma.

As obras deveriam obedecer a critérios de cinco categorias: memórias literárias, crônica, poema I e II e artigo de opinião. Os 210 melhores textos selecionados nas escolas participantes passaram pelo crivo de uma Comissão Avaliadora, instituída pela Secretaria da Educação. Os quinze alunos que ocuparam as três primeiras posições em cada categoria e seus professores foram premiados com medalhas e smartphones, e as escolas com troféus. Houve, ainda, sorteio de brindes para todos os alunos que participaram.

Uma das premiações que emocionaram o público presente na cerimônia, foi a história de Gustavo Gonçalves Branco, aluno cego da Emeb Mutirão, vítima do glaucoma aos quatro anos de idade. Ele foi o primeiro colocado na categoria Poema II, com o poema “Respeito é melhor que preconceito”.

Para o diretor de ensino, Carlos Eduardo Canani, o principal objetivo da Olimpíada é estimular a leitura e escrita que podem contribuir com o aprendizado em todas as áreas do conhecimento. “Chamou-nos a atenção enquanto organizadores a amplitude que o concurso tomou na rede municipal, com a participação de mais de quatro mil alunos, engajados nas atividades. Percebemos um aumento na qualidade produtiva dos textos e um amadurecimento dos alunos enquanto autores. Mais do que qualquer premiação, tem toda a aprendizagem que nasce na disciplina da Língua Portuguesa, mas perpassa por todas as áreas”.

A Olimpíada Lageana nasceu inspirada na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que acontece em âmbito nacional a cada dois anos. A diferença é que a competição nacional tem um tema fixo, que é “O lugar onde eu vivo”. “Sentimos a necessidade de mudar o tema nesta edição, abordando assuntos que estão no cotidiano dos alunos, como o bullying e a falta de respeito”, afirma a coordenadora de Língua Portuguesa, Vanessa Gourlart Branco.

 

Confira os vencedores e fotos do evento:

Categoria Poema I (4° ano)

1° lugar – Anthony Benjamin Rosa Ruiz Portilla
Emeb São Vicente

2° lugar – Gabrielly Branco
Emeb Pedro Cândido

3° lugar – Ana Júlia Delfes
Emeb Nicanor

Categoria Poema II (5° ano)

1° lugar – Gustavo Gonçalves Branco
Emeb Mutirão

2° lugar – Flávia Helena Ventura
Emeb Santa Helena

3° lugar – Willian Rafael do Amaral de Jesus
Emeb Nossa Senhora da Penha

Categoria Memórias Literárias (7° ano)

1° lugar – Valéria Carvalho Cardoso
Emeb Mutirão

2° lugar – Aline de Oliveira Ferraz de Souza
Emeb Ondina Neves Bleyer

3° lugar – Laísa Francisco da Silva
Emeb Aline Giovana Schmidt

Categoria Crônica (8° ano)

1° lugar – Maria Eduarda Trento
Emeb Prof. Eduardo Pedro Amaral

2° lugar – Natan dos Santos Ribeiro
Emeb Índios

3° lugar – Júlia Beatriz Tertuliano
meb Aline Giovana Schmidt

Categoria Artigo de Opinião (9° ano)

1° lugar – Luísa Carbonera Antunes
Emeb Ondina Neves Bleyer

2° lugar – Morgana Renata de Barros
Emeb Nossa Senhora da Penha

3° lugar – Amanda Maçaneiro Branco
Emeb Santa Helena

Melhor relato de experiências

Professora Conceição da Silva
Emebs Antônio Joaquim Henriques e Waldo Costa

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Piratuba

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann