Sandra Galera representa UndimeSC na elaboração do I Plano Nacional de Educação Escolar Indígena


A audiência pública ocorreu em Chapecó na quinta-feira (17) contando com a presença de autoridades do município e representantes indígenas

Essa é a sexta audiência realizada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC) que visa a construção coletiva do I Plano Nacional de Educação Escolar Indígena. A proposta consiste em visitar diversas regiões do país e dialogar com representantes indígenas, professores, alunos e gestores afim de idealizar um documento oficial que atenda a população indígena.

O plano será construído a partir das deliberações da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneii), tendo como objetivo a participação dos sistemas de ensino e dos povos indígenas.

“Hoje nós temos alunos indígenas que estudam debaixo de árvores porque não têm uma escola para estudar, muitas vezes com professores não capacitados”, diz o coordenador-geral da Semesp, Sérgio Oliveira, ressaltando a importância da elaboração do documento.

Além disso, o processo colaborativo contará com o auxílio de instituições de Ensino Superior, Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, Secretarias e autarquias vinculadas ao MEC, Funai e demais órgãos que atuam com a educação escolar indígena nos respectivos estados da federação.

Fonte: UndimeSC