Santa Catarina inicia movimento para discussão da BNCC na terça-feira, 6

O “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da […]

Publicado em Notícias - 05/03/2018.

Dia D - Banner SiteO “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação inicia nesta terça-feira, 6, e terá como ponto alto o dia 20 de março, como Dia D envolvendo toda a comunidade escolar.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Secretaria de Estado da Educação (SED), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE-SC) estão engajadas na organização do movimento no Estado, encaminhando orientações aos municípios sobre a articulação nas escolas. A proposta estadual é iniciar o movimento na terça-feira, 6, com mobilização de planejamento das ações nas unidades de ensino, a partir das instruções fornecidas pelas entidades, para o Dia D, 20 de março.

Foi disponibilizado conteúdo de caráter sugestivo para auxiliar as Secretarias de Educação e escolas na realização desse movimento. Cada unidade poderá planejar as estratégias de acordo com a realidade local, podendo utilizar o material completo ou parte dele. A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários Municipais e Estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Esperamos que, com o nosso incentivo, se faça um Dia D de peso em Santa Catarina. Que as unidades estejam empenhadas pra que o conhecimento chegue ao alcance do maior número de pessoas possíveis. Queremos a participação de todos nessa mobilização para implementação da BNCC no estado, pois a construção do currículo impactará a vida de milhares de estudantes e, consequentemente, dos envolvidos com a educação dessas crianças e jovens”, conclui o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei.

 

Entenda o Dia D

O Ministério da Educação propôs o dia 6 de março, como data referência, para mobilização da BNCC em todo território nacional. Porém, a decisão final para realização do movimento fica a critério dos estados.

Em Santa Catarina, após reunião realizada na quarta-feira, 28, com representantes das entidades educacionais, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, foi deliberado o início do movimento no dia 6 com o planejamento das ações nas escolas, em preparação para o dia 20. Data definida para realização do “Dia D” nas escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Catarina.

 

Para acessar o material elaborado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Undime e Consed, clique nos links:

Veja a Nota Técnica encaminhada aos municípios.

 

Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann