Saúde na escola é tema de encontro em São José

No dia 12 de julho, educadores e demais representantes da educação estiveram recebendo informações sobre cuidados […]

Publicado em Notícias - 29/07/2019.

No dia 12 de julho, educadores e demais representantes da educação estiveram recebendo informações sobre cuidados com os alunos e tirando dúvidas pertinentes ao tema.

Imagens de divulgação SME/SJ

O encontro ocorreu no Auditório Sul da Secretaria Municipal de Educação de São José (SME/SJ), inicialmente conduzido pela médica, Luana Cosa de Lima, que falou sobre o Programa Saúde na Escola, Doenças Contagiosas e seus diagnósticos. A profissional também esclareceu dúvidas sobre atestados médicos e a importância de estar atento aos dados que validam o documento.

Dentre os palestrantes estava a farmacêutica, Alice B. Cruz Ribeiro, que explanou detalhes inerentes à Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, seus polos e como acontecem as suas distribuições. Fez também algumas ressalvas quanto a administrar medicamentos nas escolas.

“As unidades escolares, não podem manter medicamentos, só em situações imprescindíveis podem medicar crianças ou alunos. Quanto aos injetáveis é expressamente proibido”, pontuou a farmacêutica, Alice.

No final do evento, a diretora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria M. da Saúde, Luana Bastos, apresentou um rápido esquema sobre a cobertura vacinal em São José e destacou uma novidade para o próximo ano letivo na rede, a Declaração de Atualização Vacinal.

Professora e coordenadora do setor Saúde do Escolar da SME/SJ, Débora Augusto da Silva e Silva.

Segundo a profissional, quando as Instituições Escolares Municipais realizarem seus editais para matrícula e rematrículas, não mais solicitarão a conhecida “Carteirinha de Saúde” e sim a Declaração de Atualização Vacinal. Esse documento também estará sendo solicitando a partir do término do recesso escolar, que acontece entre os dias 22 a 26 de julho.

“Trata-se de um documento minucioso, com detalhamentos importantes sobre as inúmeras vacinas, até porque, existem prazos de validade e idades específicas, tornando-se fator primordial para a saúde humana”, salientou a professora e coordenadora do setor Saúde do Escolar da SME/SJ, Débora Augusto da Silva e Silva.

A iniciativa teve como colaborador fundamental a Secretaria Municipal de Saúde de SJ, que auxiliou na programação e articulação do evento.

UNDIME/SC, com a contribuição da SME de São José.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann