Seminário debate Gestão da Aprendizagem na Alfabetização e reconhece escola de São Bento do Sul por boas práticas

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa […]

Publicado em Notícias - 14/12/2017.

Seminário Alfabetização 1

Seminário Alfabetização reúne educadores em São Paulo. Fotos: Luana Costa de Córdova – Undime/SC

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Seminário Alfabetização, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo, discutiu a Gestão da Aprendizagem na Alfabetização, com palestras e relatos de experiências de escolas públicas, de 27 estados.

A Undime-SC esteve representada pela secretária executiva, Luana Costa de Córdova, que, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), selecionaram, com base nas indicações do MEC, a unidade de ensino municipal Emílio Engel, de São Bento Sul, para representar o Estado nos relatos de boas práticas. A indicação se deu pelo desempenho na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no qual a escola obteve a melhor nota em leitura e escrita.

Seminário Alfabetização 2

Professora e coordenadora da Escola Básica Municipal Emílio Engel, São Bento Sul, Santa Catarina.

A unidade foi representada pela professora alfabetizadora, Luana Viesniewsky Rosá, e a coordenadora, Adriana Piekarsk, que explanaram sobre “A percepção da importância do monitoramento da aprendizagem na etapa da Alfabetização”.

Além dos relatos, houve debates acerca do Domínio da Linguagem, BNCC e a Alfabetização e apresentação do novo programa “Mais Alfabetização”, com a escolha do grupo de trabalho que irá atuar com as estratégias de implantação, competências e perfil do assistente pedagógico que o programa prevê.

 

Por Bruna Carvalho
Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann