Tecnologia e educação são destaque nas aulas de Indaial

Os alunos utilizaram da ferramenta de QR Code para concluir desafios de Língua Portuguesa

Com os avanços da tecnologia e a agilidade dos smartphones as aulas precisam ser mais interativas e atrativas para os alunos. Pensando nisso, a professora Silvia Trentini Machado, de Informática Pedagógica, propôs uma interação diferente com os estudantes do 8º ano da EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai, em Indaial.

A atividade foi denominada como “Gincana de Poesia”, que simula uma caça aos tesouros dentro da escola. As turmas foram separadas por equipes e identificadas através cores. Com seus celulares, foram instruídos pela professora a conectarem-se a uma rede de wi-fi disponibilizada para a atividade. Conectados, instalaram nos aparelhos um leitor de QR Code gratuito, um código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera e convertido em texto, endereço URL, e-mail, contato telefônico ou SMS.

Depois cada equipe recebeu a primeira pista em um envelope identificado por cor que continha impresso um QR Code. Escanearam o código e descobriram a primeira parte de uma poesia e a dica para encontrar a próxima pista. A tarefa era concluída quando a equipe entregasse todo o poema manuscrito com a identificação do autor.

A segunda parte da gincana, “declamação do poema”, ocorreu na semana posterior para que as equipes tivessem tempo de se prepararem, pois como critérios de avaliação a comissão de jurados, formada por dois professores e a orientadora educacional, observou a criatividade (caracterização, cenário etc.), a tonicidade e a emoção durante a declamação.

Conforme a Proposta Curricular de Informática Pedagógica de Indaial, é necessário criar um ambiente que acompanhe o movimento de globalização que ocorre em nível mundial e que proporcione propostas didático-pedagógicas que favoreçam as habilidades de gerar, explorar, manusear, armazenar e distribuir conhecimentos, além de dar oportunidade à comunicação e à interação.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Indaial.