Territórios Brincantes, a proposta metodológica que desenvolve as diferentes linguagens da infância

Realizado com alunos de 1 a 6 anos no Núcleo de Educação Infantil Municipal Doralice Teodora […]

Publicado em Notícias - 22/08/2019.

Alunas no territória de Engenharia Infantil / Foto: Divulgação

Realizado com alunos de 1 a 6 anos no Núcleo de Educação Infantil Municipal Doralice Teodora Bastos, em Florianópolis, a iniciativa propõe brincadeiras como forma de aprendizado em ambientes projetados. A ação proporciona o conhecimento na prática de profissões como engenheiro e administrador, e também estimula o saber sobre os recursos naturais do local.

As experiências são projetadas a partir de ciclos, pensados e organizados coletivamente pelos profissionais da unidade escolar. Ao todo são cinco espaços que através da brincadeira plantam sementes de conhecimento nas crianças, todos eles construídos com cenários coloridos, valorizando o ambiente e trazendo a essência da infância.

“Tive a oportunidade de conhecer e vivenciar momentos de brincadeiras com as crianças e, reafirmo que, pude perceber na prática e nas relações lá estabelecidas com as crianças, o que preconizam os documentos orientadores da rede municipal de Educação Infantil”, salienta o dirigente Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Sobre os ambientes

Alunos no território Engenharia Infantil / Foto: Divulgação.

No território Engenharia Infantil, os alunos são imersos no universo das construções. O foco é a linguagem matemática. Eles aprendem sobre medidas, peso, altura, ferramentas, objetos para montagem e desmontagem, organização do local e a arquitetura de pequenas e grandes construções.

Nesse espaço, as crianças exploram os materiais que compõe grandes estruturas, bem como, a utilização de legos, blocos, argila e papelões para executar a “obra” de pequenas estruturas.

A história dos três porquinhos é contada para pôr em prática a construção das casinhas de palha, barro e concreto. Os grupos também assumem um papel no escritório, onde há a possibilidade das relações e registros envolvidos na obra e execução de diferentes arquiteturas. Há também, a tarefa de compra e venda, inserindo a simbologia do dinheiro, construindo uma loja de materiais de construção.

O território “Meu Quintal” propõe a utilização de materiais como pás, enxadas, potes, terra, carrinho de mão, entre outros. Onde as crianças observam as minhocas, sua importância, alimentação e registro através de desenhos desse pequeno animal. Eles também conhecem e brincam com elementos da natureza: pinhas, pedras, folhas e galhos.

O personagem desse local é o Curupira, simbolizando a preservação da natureza. A decoração fica por conta das pinhas e suculentas.

“Nós percebemos que, dentro de cada território, existe outro território imaginativo que as crianças criam, com infinitas possibilidades”, comenta o professor do Núcleo, Charles Caubi Brandão.

Confira o nome de outros espaços

Território Meu Quintal

Território Engenharia Infantil

Território Mundo dos Carrinhos

Território Eu Pequeno

Território A Casinha

Território Era Uma Vez

Território Arte Por Toda Parte

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Florianópolis.

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