Trabalho multidisciplinar deixa a Beira Mar de São José mais colorida

O processo pedagógico, no que diz respeito ao ensino/aprendizagem, deve objetivar a busca constante por posturas […]

Publicado em Notícias - 30/10/2017.

O processo pedagógico, no que diz respeito ao ensino/aprendizagem, deve objetivar a busca constante por posturas metodológicas que possam, além de estimular, criar práticas educacionais, como a leitura e, consequentemente, a pesquisa. Até porque, o aluno que lê, aprende bem mais, é o que diz Maria Rosicléa da Silva Guarezzi, diretora do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, localizado no Kobrasol, em São José, que atende, atualmente, 1907 alunos.

Uma ideia simples e transformadora uniu 120 alunos do 4º ano, no projeto Inspire-se, Faça, Brinque e Aprenda, coordenado pelas professoras de artes, Cláudia Mota Reys e Ana Paula Silva e Costa, e pelo professor de educação física Jorge Ricardo Jardim Flor, responsáveis pelo trabalho multidisciplinar que deixou a beira mar de São José mais colorida.

Foram confeccionadas pipas a partir do estudo das formas geométricas, peso, dimensões e dos materiais mais adequados para utilização, como papel, plástico, linhas, entre outros, dando sustentabilidade ao projeto, que  aconteceu no decorrer de todo mês de outubro e concluído, no dia 26, com a socialização na beira mar, onde além de pais, alunos e professores, contou com a presença da professora Gelcemar Oliveira Farias, coordenadora da área de educação física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID).

Para a coordenadora da área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Alzira Isabel da Rosa, “o dialogo entre currículos de disciplinas distintas, somados aos saberes já constituídos, proporcionam uma interação entre aluno/professor/professor sem igual”. Já a professora de artes Ana Paula, fala da importância de levar os alunos para fora da escola. “Eles passam a entender os tamanhos e dimensões e percebem que as formas geométricas estão em todos os ambientes. Foi observado as formas das ruas, as ruas paralelas, as quadras, linhas retas de muros e prédios, além de outros itens, os quais foram objetos de estudo em sala de aula e agora ao caminhar do “Melão” para a Beira Mar, pode ser constatado, pois assim, o aluno passa conhecer o mundo ao seu redor”.

Confira as fotos:

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de São José.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann