Troca-troca Literário completa 24 anos incentivando a leitura em escola de São José

Há 24 anos nascia o Projeto Troca-troca Literário no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, localizado […]

Publicado em Notícias - 02/12/2019.

Há 24 anos nascia o Projeto Troca-troca Literário no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, localizado no Bairro Kobrasol, em São José. Desde então, todos os anos, esse trabalho vem sendo desenvolvido nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o envolvimento de aproximadamente 876 estudantes, distribuídos em 32 turmas nos períodos matutino e vespertino.

O objetivo é despertar o prazer e incentivar o hábito da leitura. “Criar situações de ensino, de modo a desencadear a aprendizagem das crianças, no processo de participação nas atividades, oportunizando ler e escrever, ouvir, falar, brincar, cantar, contar, criar e imaginar. Exemplo a ser citado são as 22 crianças do primeiro ano vespertino”, relatou a professora Graziela Regina dos Santos. Já a professora Devineli Stanck Godoi, pontuou que “todo esse envolvimento, nos inspira a escolher títulos como “O Mundo de Oyá” da escritora Gisele Marques, que elenca o legado cultural produzido historicamente, referente as distintas manifestações de matrizes africanas”.

A Supervisora Escolar Luciene Maria Coelho, criadora do Projeto explica as etapas do processo, como análise e escolha dos livros; a sua aquisição; o planejamento das atividades e o seu desenvolvimento. “Este ano a escolha foi de 27 títulos de literatura infantil e a socialização com a comunidade escolar acontece no auditório do Colégio, na última semana de novembro, onde as apresentações culturais, como teatro, dança e música estão encantando os expectadores, familiares cheios de orgulho de suas crianças”, ressaltou.

É importante destacar, que Luciene é autora do livro “Ostrelinha”, o qual foi adotado pelas turmas 11 e 17, primeiros anos da professora Kátia Vieira. Na apresentação das crianças, que estão mostrando seu interesse pelo mundo das letras, curiosidades como de que forma se criam as pérolas foi explicada pelo aluno Davi Vargas dos Santos Otto Martins, com termos científicos e tudo. Um show de conhecimento.

Nesse efervescente universo da literatura, a hora da troca dos livros entre as turmas é cheio de encantamentos, curiosidades e surpresas, o que justifica o nome “troca-troca” dando ao estudante a possibilidade de conhecer vários títulos. A dinâmica pedagógica é envolvente e todos oferecem a sua contribuição conta a diretora Geral, Maria Rosicléa da Silva Guarezzi. “Cada livro é um sonho, uma viagem, repleto de fantasias e saberes. As crianças ampliam o número de exemplares lidos durante o ano e procuram incentivar os colegas a viverem essa experiência, multiplicando o encantamento pelas obras e suas histórias”.

Para a diretora de Ensino da Secretária Municipal de Educação de São José, Cláudia Regina Macário, esse trabalho é um dos bons exemplos existentes na rede municipal de ensino. “O projeto contribui para a aquisição de conhecimento e enriquecimento cultural, além de despertar muita percepção. Os profissionais do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo encontraram uma forma muito especial e dinâmica de cativar os estudantes com os textos narrativos”.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de São José.
Fotos: SME de São José.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann