Undime apresenta ações e principais desafios na defesa do direito à educação pública

Representantes da Undime Nacional e Região Sul compartilham dados e a importância dos encontros entre dirigentes […]

Publicado em Notícias - 20/03/2024.

Representantes da Undime Nacional e Região Sul compartilham dados e a importância dos encontros entre dirigentes educacionais na construção do legado

A presidência da Undime Nacional, junto dos representantes das seccionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, abriu o segundo dia de programação do Fórum Undime SC e Região Sul nesta quarta-feira, 20. Com o tema “Compromisso educacional: estratégias da Undime pela qualidade nas redes municipais”, os palestrantes apresentaram o papel da Undime na defesa do direito à educação pública nos municípios, bem como o compromisso dos dirigentes.

Fazendo uma alusão ao conteúdo da palestra, a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli (DME Novo Hamburgo/RS), ressaltou a importância da relação baseada no diálogo entre todos os envolvidos no núcleo da educação. E, também, o papel da Undime em proporcionar essa interação e troca de informações entre as presidências das seccionais, que permite levar ideias, dados e novas informações aos dirigentes de educação e toda equipe dos municípios, alcançando desde as capitais até as cidades menores.

Márcia Baldini, presidente da Undime-PR e DME de Cascavel, apresentou as diversas ações realizadas nos últimos três anos, com o principal objetivo de fortalecimento dos dirigentes municipais de educação, por meio de formações continuadas. Desde então, a Undime-PR obteve um crescimento de 100% no número de afiliados. 

O presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima, parabenizou a Região Sul pela dinâmica do Fórum, que, de maneira única no país, mantém seus encontros regionais com periodicidade. Complementando a fala da presidente da Undime-RS, em relação à solidão sentida por muitos gestores na tomada de decisões, Lima destacou a troca de compartilhamentos em ambientes como o Fórum.

“Esse evento é um grande encontro de gestores que têm o mesmo propósito, mesmo desafio, mesmos problemas. E quando estamos juntos, percebemos que estamos sozinhos em muitos momentos, mas há muitas pessoas conosco na mesma caminhada. Que a Região Sul continue ampliando, cada vez mais, essa iniciativa”, destacou. 

O presidente ainda aconselhou os participantes a aproveitar o momento em que estão à frente da educação em seu município, lembrando da rotatividade nos cargos e a importância de deixar um legado.

Encerrando a mesa, o presidente da Undime SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti, também complementou a fala de Lima sobre legado e os desafios presentes no cargo de gestor. “Como digerimos todas essas informações aprendidas aqui para pôr em prática nos nossos municípios? Como levar esse conteúdo teórico e fazer acontecer. É esse o objetivo quando estamos à frente de um evento como o Fórum: fazer você sair daqui desacomodado. Pensar no que você pode mudar”, finaliza. 

A programação do Fórum Undime SC e Região Sul vai até amanhã, quinta-feira, 21. O segundo dia de evento contará ainda com a participação de diversas personalidades, trazendo diferentes temáticas relacionadas às mudanças nos métodos de ensino. Confira a programação completa aqui.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann