Undime debate a Base Nacional Comum Curricular em seminário na Câmara dos Deputados

A Undime participou do seminário para debater a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), […]

Publicado em Notícias - 06/06/2017.

A Undime participou do seminário para debater a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado na última quinta-feira (1º), pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião a Undime foi representada pela presidenta da seccional Maranhão e Dirigente Municipal de Educação de Apicum-Açu (MA), Maria Gorethi dos Santos Camelo.

O seminário foi requerido pelos deputados Flavinho (PSB/ SP), Rogério Marinho (PSDB/ RN), Pedro Uczai (PT/ SC), Pollyana Gama (PPS/ SP) e Waldir Maranhão (PP/ MA) e reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Fórum Nacional de Educação (FNE) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

As discussões em torno da Base começaram em 2014. A primeira versão foi apresentada em setembro de 2015 e recebeu mais de 12 milhões de contribuições de todo o país. Essas contribuições ajudaram a formatar a segunda versão da BNCC, apresentada em maio de 2016 e, após a promoção de seminários e debates em vários estados, a terceira versão foi construída e encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, em maio deste ano. O CNE, por sua vez, realizará audiências públicas regionais para debater essa última versão.

A Base está prevista no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014 – PNE) e deve estabelecer os conteúdos e habilidades que os alunos de todas as escolas deverão desenvolver. Vale lembrar, entretanto, que a terceira versão do documento contempla apenas a educação infantil e o ensino fundamental. A Base do Ensino Médio será apresentada posteriormente.

Durante o seminário, o representante do Consed, Rogers Mendes, propôs a criação de um comitê gestor nacional para a efetiva implementação da BNCC. “Fazer com que a base chegue a todos os professores nacionais vai requerer um esforço hercúleo e muito investimento”, disse.

Na mesma linha, a presidente da Undime MA aproveitou para ressaltar a importância do documento. Gorethi acredita que a Base possibilitará a superação de problemas de gestão pedagógica nas Redes de Ensino. Segundo ela, a Base vai contribuir no sentido de orientar para formação inicial e continuada dos profissionais do magistério; para adequação dos processos de avaliação da aprendizagem; e para a elaboração dos currículos e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs).

Ainda em sua fala, a presidente da Undime MA lembrou que a Undime tem tido participação ativa em todo processo de construção da Base. “A Undime acompanha no CNE a discussão, a finalização da análise e do parecer sobre a BNCC; e pretende promover, em suas instâncias de decisão, momentos de articulação e formação dos dirigentes em discussões sobre a 3ª versão da BNCC e sobre a versão homologada pelo MEC”, lembrou ela. Além disso, em parceria com o Consed e o Movimento pela Base, a instituição produz materiais orientadores para a implementação da BNCC pelas redes de ensino e estimula, por meio da plataforma Conviva Educação e das suas ferramentas de comunicação, ações de formação sobre o conteúdo da Base e elaboração/ adequação dos currículos das Redes Municipais e dos PPPs das unidades escolares.

O vídeo com a íntegra das discussões está disponível e pode ser acessado aqui.

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada pela presidente da Undime MA.

 

Divulgação: Undime Nacional.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann