Undime e Consed lançam o documento BNC Formação Continuada na Prática: implementando processos formativos a partir de referenciais profissionais

Iniciativa tem parceria com o movimento Profissão Docente e apoio técnico da Fundação Carlos Chagas Visando […]

Publicado em Notícias - 01/12/2021.

Iniciativa tem parceria com o movimento Profissão Docente e apoio técnico da Fundação Carlos Chagas

Visando apoiar na efetivação dos avanços propostos pela Resolução CNE/CP Nº 1 de 2020, em um esforço conjunto Consed e Undime, dentro das ações da Agenda da Aprendizagem, com a parceria do Profissão Docente e apoio técnico da Fundação Carlos Chagas, lançaram o o documento BNC Formação Continuada na Prática: Implementando processos formativos a partir de referenciais profissionais.

A iniciativa traz orientações sobre como as redes municipais e estaduais de educação podem se apropriar dos referenciais profissionais docentes para aprimorar os seus processos de formação continuada. O processo de elaboração do documento envolveu representantes de vinte secretarias de educação de todas as regiões do país (10 secretarias estaduais e 10 secretarias municipais) por meio de entrevistas, para entender os contextos locais, instâncias de discussão e validação da estrutura e do conteúdo, e leitura crítica do documento.

BNC-Formação Continuada na Prática traz orientações a respeito dos referenciais profissionais docentes para que as redes aprimorem os seus processos de formação continuada. Além do docoumento, também é possível conhecer a Proposta de Matriz de Desenvolvimento Profissional Docente, é um instrumento prático para facilitar o uso do material pelas redes e pode ser usado para levantar as necessidades formativas dos professores em processos de autoavaliação e de reflexão colaborativa entre pares.

Para Leila Perussolo Secretária de Educação de Roraima, líder do tema na Agenda da Aprendizagem, essa é uma das pautas mais importantes da educação no momento. “Ela sempre teve o seu espaço no debate, mas nunca teve tanto valor quanto agora. Esse contexto de retomada de aulas traz uma série de desafios para o professor, por isso novas estratégias são necessárias para novas práticas pedagógicas”.

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, afirma que o documento representa um importante apoio para as redes estaduais e municipais na adoção de referenciais profissionais docentes para orientar suas iniciativas de formação continuada a partir da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica.“Esse trabalho envolveu especialistas e representantes das redes de educação de diversos cantos desse país. É de fundamental importância que as secretarias se apropriem deste esse documento e se engajem para que as mudanças na sejam, de fato, implementadas”.

Haroldo Rocha, coordenador geral do Profissão Docente, agradece a parceria nesse tema tão importante para a melhoria da educação no Brasil. “Este documento procura detalhar para as redes públicas estaduais e municipais e para todos os professores brasileiros o conteúdo da BNC-FC. O momento de implantação da BNCC/Novos Currículos demanda muito esforço dos professores e a eles deve ser dado todo apoio para que possam fazer o melhor para a aprendizagem das crianças e jovens brasileiros. Estaremos sempre juntos com o Consed e a Undime, somando esforços em favor da melhoria da qualidade da escola pública e da educação brasileira.”

Baixe os documentos:

BNC-Formação Continuada na Prática

Anexo – Proposta de Matriz de Desenvolvimento Profissional Docente

Fonte: Consed, Undime e Profissão Docente

https://bit.ly/3rsqy1m

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann