Undime e SED planejam ações de Educação

Fortalecendo o regime colaborativo entre a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) […]

Publicado em Notícias - 11/12/2017.

Reunião Undime_SED (1)

Presidente da Undime-SC sugere criação de comissões de trabalho para acompanhar as ações colaborativas. Ao lado o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola, e a esquerda o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Foto: Bruna Carvalho.

Fortalecendo o regime colaborativo entre a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) e a Secretaria de Estado da Educação (SED), representantes das entidades estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (11), no auditório da SED, em Florianópolis, para traçar ações educacionais para o ano 2018.

Uma das primeiras contribuições foi sugerida pelo presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei, para dinamizar as atuações conjuntas e, posteriormente, reforçada pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, durante a abertura da reunião. “É de fundamental importância que, neste primeiro momento, se pense na criação de grupos de trabalho, formados por Undime e SED, para acompanhar caso a caso. A ideia é que haja representação em todas as ações, para tornar mais efetivo nosso trabalho”, afirma o presidente.

Foram alinhadas questões referentes ao calendário escolar, transporte de alunos das redes públicas (estadual/municipal), financiamento, além do processo de consonância dos Planos de Educação. A coordenadora estadual, Édna Corrêa Batistotti, apresentou o relatório de atividades de monitoramento e avaliação em Santa Catarina. Segundo ela, desde maio deste ano foram ofertadas 38 formações em pólos distintos, o que corresponde ao atendimento de mais de 1300 pessoas.

Tratou-se, ainda, das Conferências de Educação. Os participantes deliberaram sobre a atuação junto ao Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), para concretizar a CONAE 2018. Novo PNAIC, Base Nacional Comum Curricular e Novo Mais Educação, também, estiveram na pauta de discussões. O planejamento contou com a participação da Executiva da Undime-SC, gestores da Rede Municipal e Estadual, além de diretores de Políticas e Planejamento da SED.

As entidades se apóiam e vêm buscando soluções conjuntas, pra que o sistema educacional avance no Estado. Esses esforços, de caráter colaborativo, fortalecem a parceria entre as administrações Municipais e do Estado e permite que haja fiscalização e implantação de políticas públicas educacionais. “Esse é um belo exemplo de que a união faz toda a diferença. Estado e Município estão juntos pela educação. Abraçamos essa causa tendo a certeza de que estamos no caminho certo e, sem dúvida, logo teremos resultados satisfatórios para apresentar”, conclui Roque Mattei.

 

As deliberações

O compromisso firmado entre as partes, deliberado pelos presentes, foram: a criação de novos comitês, além dos já existentes, para tratar da Base Nacional Comum Curricular (discutir questões conceituais para elaboração do currículo e acompanhar aplicação), do Programa Novo Mais Educação e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Na ocasião, Undime e SED se manifestaram a respeito do regulamento do Novo Mais Educação.  Deliberou-se que a Undime-SC  formalizasse, ainda pela manhã, em email, direcionado ao secretário de Educação Básica do MEC, Sr. Rossieli Soares da Silva, a solicitação de permaneça dos critérios de 2017, já que muitas escolas não estão conseguindo aderir ao programa. O movimento contou com o a contribuição dos municípios na formulação do parecer. Posteriormente, a SED enviará ao MEC o documento oficial, com as devidas colocações, proveniente da ação conjunta Undime-SC e a Secretaria de Estado.

Outras definições coletivas foram a elaboração de uma normativa interna, a ser repassada aos municípios, pra que o alinhamento dos calendários sejam feitos em conjunto com as GERED´s e não com as Secretarias de Educação; e de um documento solicitando que o Fórum Estadual de Educação tenha acesso aos dados na plataforma do Fórum Nacional  de Educação, para que para que possam ser consolidados os dados das conferências municipais e estar gerando a conferência estadual.

Por fim, o diretor de Articulação com os Municípios/SED, Osmar Matiola, mediador da reunião, disse que a Secretaria de Estado fará os encaminhamentos para a constituição dos comitês, junto ao Undime-SC, assim como irá sugerir uma agenda de reuniões, com datas predefinidas, para acompanhar essas ações.

 

Por Bruna Carvalho
Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann