Undime está mobilizada pelo novo Fundeb

Quarta-feira (27), marca o Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb A Undime se soma à […]

Publicado em Notícias - 27/11/2019.


Quarta-feira (27), marca o Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb

A Undime se soma à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) na realização do Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb, a ser realizado no dia 27 de novembro. Isso porque o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. Após essa data, o Fundo será extinto, podendo comprometer o financiamento da educação pública em todo país.

Neste sentido, a ideia é de que no dia 27 de novembro estados e municípios se mobilizem e se articulem para promover debates, audiências públicas, seminários e rodas de conversa com o objetivo de explicar à comunidade educacional e à população, de maneira geral, sobre a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 15/2015 que torna o Fundeb permanente e com um aporte maior de recursos da União.

As seccionais da Undime estão promovendo discussões sobre o novo Fundeb e têm participado ativamente de audiências e discussões que envolvem o tema. Nas mídias sociais (Facebook e Instagram) é possível acompanhar as atividades.

Santa Catarina está hoje (27) em reunião com a diretória abordando o tema e discutindo estratégias com representantes de todo o estado para uma mobilização coletiva que chegue a todas as escolas, professores e gestores com a finalidade de fortalecer o movimento e salientar a importância do Fundeb.

Mobilização em todo o país

No dia 13 de novembro foi ao ar o programa Salto para o Futuro especial sobre a Undime e os desafios da Educação. No episódio inédito, o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), é o convidado especial e conversa com os jornalistas Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro sobre o que é a Undime, qual o papel da instituição, como ela está articulada, como ações e projetos chegam a cada município e, também, como as demandas desses municípios chegam à instituição.

Saiba mais: https://undime.org.br/noticia/12-11-2019-15-15-desafios-da-educacao-nos-municipios-e-tema-do-programa-salto-para-o-futuro

No dia 22 de outubro, a Comissão Especial do Fundeb promoveu audiência pública para discutir a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb (PEC 15/15). A Undime foi convidada para contribuir com o debate e estava representada pelo presidente Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP).

Saiba mais: https://undime.org.br/noticia/24-10-2019-14-24-fundeb-e-tema-de-debate-em-audiencia-publica-na-camara-dos-deputados

No início de outubro, o novo Fundeb foi tema da mesa de debate que a Undime participou no evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na 76ª edição da reunião da Frente, na capital baiana, com a presença de prefeitas e prefeitos das médias e grandes cidades do país. O presidente da Undime Bahia e vice-presidente da Região Nordeste, Williams Brandão, Dirigente Municipal de Educação de Elisio Medrado (BA) representou a instituição nesse debate. Na oportunidade, elencou os principais pontos de defesa da Undime e ressaltou o apoio à minuta de substitutivo da PEC 15/2015, cuja relatora é a deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO).

Saiba mais: https://undime.org.br/noticia/10-10-2019-11-32-fundeb-e-tema-de-debate-na-76-reuniao-geral-da-frente-nacional-de-prefeitos 

Em setembro a Undime se manifestou em defesa sobre o novo Fundeb por meio da Carta – O novo Fundeb como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann