Undime participa de encontro regional de coordenação das ações da educação básica

Evento, promovido pelo Ministério da Educação, reúne representantes das regiões Sul e Sudeste, em Curitiba/PR A […]

Publicado em Notícias - 10/03/2022.

Evento, promovido pelo Ministério da Educação, reúne representantes das regiões Sul e Sudeste, em Curitiba/PR

A Undime participa do 3º Encontro Regional de Coordenação das Ações da educação básica, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação. O evento acontece nesta quinta (10) e sexta-feira (11), em Curitiba/PR, e reúne representantes da Undime e do Consed das regiões Sul e Sudeste.

A Undime está representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e pela Região Sul, pelas presidentes as seccionais Paraná, Márcia Aparecida Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR; Rio Grande do Sul, Maristela Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS; e Santa Catarina, Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC e também presidente da Undime Região Sul. Representando o Sudeste estão presentes o presidente da Seccional Rio de Janeiro, Osório Figueiredo, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ; o vice-presidente da Undime Espírito Santo, Vilmar Lugão de Britto, Dirigente de Educação de Jerônimo Monteiro/ES; a vice-presidente da Undime Minas Gerais, Ednamar Aparecida Assunção, Dirigente do município de Moema/MG; e o vice-presidente da Seccional São Paulo, Celso Fernando Iversen, Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz/SP.

O objetivo dos dois dias de evento é promover a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, a partir do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores que visem à efetividade das políticas de educação. O encontro também pretende construir colaborativamente elementos de uma agenda regional de ações para o fortalecimento da educação básica, além de promover a troca de experiências de sucesso entre os participantes por meio de oficinas.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, participou da mesa de abertura e destacou em sua fala a importância do Sistema Nacional de Educação cujo Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019 foi aprovado no Senado na noite da última quarta-feira (9) e agora será enviado para a análise da Câmara dos Deputados. Garcia destacou também o papel do MEC no sentido de apoiar os municípios e os estados em ações de formação, orientação, suporte e apoio técnico.

O encontro conta ainda com a participação do secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo; e de representantes da Secretaria de Alfabetização (Sealf) e da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), além da equipe técnica da SEB. O Consed foi representado na mesa de abertura pelo presidente e secretário de Estado do Espírito Santo, Vitor de Angelo; e pelo secretário de Estado do Paraná, Renato Feder.

De acordo com a pasta, está previsto para o mês de maio deste ano o encontro com a região Centro-Oeste. A iniciativa, segundo o MEC, busca fortalecer o regime de colaboração que vem sendo realizado em parceria com o Consed e a Undime.

Em 2021, a SEB realizou duas edições dos encontros regionais de coordenação de ações da educação básica, reunindo gestores e técnicos do Governo Federal, Estadual e Municipal das regiões Norte e Nordeste.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann