UNDIME-SC e SED entregam versão final do Currículo Base do Território Catarinense ao CEE/SC

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, recebeu nesta terça-feira, 28, da União dos […]

Publicado em Notícias - 28/05/2019.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, recebeu nesta terça-feira, 28, da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME-SC e da Secretaria de Estado da Educação – SED, a versão final do Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. A entrega ocorreu durante a Reunião Ordinária do CEE, em Florianópolis, na qual representantes da instituições, Patrícia Lueders (presidente da Undime-SC), Natalino Uggioni (secretário de Estado da Educação) e Carla Silvanira Bohn (secretária Adjunta – SED), fizeram os agradecimentos a todos os envolvidos na construção documento, que seguirá para apreciação da Comissão Especial do Conselho.

Com essa versão, pode-se dizer que Santa Catarina já tem definido o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes das redes municipal, estadual e privada, levando em conta as especificidades e regionalidades, pois foi elaborado de forma democrática e participativa, com ressalvas de educadores de todo território catarinense, além da comissão formada por redatores, consultores, coordenadores e articuladores que fazem parte da equipe de mobilização para a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC no Estado.

Para a presidente da UNDIME-SC, Patrícia Lueders, este é um momento histórico em Santa Catarina. “O documento é a consolidação de um trabalho coletivo, realizado a muitas mãos. Tivemos esse cuidado de dar espaço a todos os profissionais, desde o chão da escola até o Comitê Executivo, pra que a construção tivesse um olhar diferenciado, pois temos ciência de que o currículo base impactará na vida de milhares de estudantes e, consequentemente, dos envolvidos com a educação dessas crianças e jovens”, explica a presidente.

O documento é resultado do regime de colaboração entre a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME-SC), Secretaria de Estado de Educação (SED), União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Em sua versão final será encaminhado à Comissão Especial do CEE, composta por Felipe Felisbino (presidente), Eduardo Deschamps (relator) e Raimundo Zumblick (membro), para análise.

A próxima plenária está agendada para o dia 17 de junho, às 13h, para que o Conselho Estadual de Educação, em conjunto com integrantes da Comissão Especial, possa emitir um parecer sobre o Currículo do Território Catarinense.

Com a aprovação, os 295 municípios terão um documento em conformidade com a determinação do Ministério da Educação, que prevê um currículo essencial alinhado à BNCC que, por sua vez, incorporado aos documentos e diretrizes já constituídos por cada município, seja capaz de garantir a equidade dos estudantes brasileiros.

A UNDIME-SC espera que até o fim do ano o novo currículo já esteja em aplicação em todas as escolas catarinenses.

Veja mais fotos:

Por Bruna Carvalho
Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann