Federações empresariais, Undime-SC e SED atuarão em rede para oferta de cursos de educação básica

Com objetivo de elevar a escolaridade do trabalhador no Estado, as federações da indústria (FIESC), do […]

Publicado em Notícias - 12/07/2017.

Com objetivo de elevar a escolaridade do trabalhador no Estado, as federações da indústria (FIESC), do comério (Fecomércio), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) e Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), vêm unindo esforços para aumentar a procura e ingresso de estudantes na escola de educação de jovens e adultos (EJA).

Pensando nisso, criou-se uma plataforma de geolocalização, ou seja, um ecossistema no qual permite encontrar a unidade mais próxima, que será apresentada no Seminário Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede, a ser realizado no dia 27 de julho, em Blumenau, e ficará disponível no site www.scpelaeducacao.com.br.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015, Santa Catarina possui mais de 2,2 milhões trabalhadores formais e 724,8 mil deles ainda não concluíram a educação básica (33%).

Além da plataforma, haverá o lançamento da Campanha Estadual, que visa reforçar o assunto e sensibilizar os trabalhadores para a elevação da escolaridade.

A volta aos bancos escolares ainda é um desafio no Estado, que registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação (2016), 64.220 pessoas frequentavam os cursos de EJA em Santa Catarina. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas.

O Seminário Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede contará com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA, do economista e diretor de educação e tecnologia na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Luchesi, do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, do educador, escritor e químico brasileiro, Mozart Neves ramos e do presidente da Undime-SC e, também, secretário municipal de educação de Joinville, Roque Antônio Mattei.

Mais informações acesse: www.scpelaeducacao.com.br.

Clique aqui e garanta já sua inscrição.

 

Por FIESC – com adaptações Bruna Carvalho/Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann