Undime-SC firma compromisso com o Pacto de Excelência pela Educação Pública de Santa Catarina, durante evento em São José
Presidente da entidade participa da solenidade que marca a assinatura do documento, além do termo de adesão ao SEAESC, reforçando a importância da colaboração entre as redes estadual e municipal
A Undime-SC participou na manhã desta quinta-feira (2), da cerimônia de assinatura do Pacto de Excelência pela Educação Pública Catarinense, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento foi realizado em São José e reuniu autoridades estaduais e representantes municipais em um momento simbólico de fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federativos.
O objetivo da iniciativa é promover a união de esforços entre o Estado e os municípios para desenvolver estratégias conjuntas em prol da qualidade educacional. Por meio dela, pretende-se garantir uma atuação articulada das redes de ensino, assegurando o direito à aprendizagem com equidade e eficiência.
Para a presidente da Undime-SC, instituição apoiadora e interlocutora da educação pública municipal, Jucilene Fernandes, também Dirigente Municipal de Educação (DME) de Balneário Rincão, o compromisso firmado terá um impacto positivo para os municípios.
“O conjunto de ações vem para fortalecer o regime de colaboração, porque na prática, estudante da rede municipal e estudante da rede estadual é estudante da rede pública catarinense. E com essa parceria, esse movimento, todos os municípios tende a ganhar para além da qualidade da aprendizagem, que esse é o principal objetivo, estamos aí construindo um processo também de retorno financeiro. Consequentemente, melhorando os nossos resultados, vamos melhorar também o retorno do ICMS Educação, que é um programa importantíssimo no estado de Santa Catarina”, colocou.
Durante a solenidade, também foi assinado o termo de adesão ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC), que passa a contar com a adesão de 100% dos municípios catarinenses. Um feito alcançado com o apoio direto da Undime-SC na mobilização junto às redes municipais. A ação faz parte do movimento Educação Levada a Sério, do Governo do Estado, que prevê o repasse de R$ 26 milhões para a sua realização.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu o engajamento da entidade e reforçou a importância da continuidade e integração entre as redes. “Este é um momento de grande valor e significado, em que reunimos forças para construir estratégias com foco em resultados. É essencial que tenhamos ações com continuidade, com as redes municipal e estadual caminhando integradamente, compartilhando soluções, sem protagonismo único”, destacou.
O SEAESC será aplicado anualmente a estudantes da Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais, por meio de testes cognitivos padronizados. A avaliação tem caráter censitário e visa aferir o nível de aprendizagem, promovendo diagnósticos que contribuam para elevar a qualidade, a equidade e a eficiência do ensino nas escolas catarinenses.
A programação do evento também incluiu o Painel de Excelência das Redes Municipais de Educação de Santa Catarina, apresentado pela presidente da Undime-SC, juntamente com a DME de Brusque, Franciele Márcia Mayer, e o DME de Florianópolis, Thiago Mello Peixoto da Silveira. Na ocasião, Jucilene Fernandes compartilhou a experiência exitosa do programa ‘Educa + Rincão’, desenvolvido em Balneário Rincão, onde ocupa o cargo de Dirigente Municipal. A iniciativa envolve 12 projetos integrados voltados à aprendizagem, inclusão, formação docente e desenvolvimento integral dos estudantes, com foco na elevação dos indicadores educacionais e assegurando o direito de aprender e desenvolver plenamente com qualidade e equidade.
Ainda, estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Jorginho Mello; a secretária Adjunta da Educação, Kênia Andresa Scarduelli; a supervisora de Políticas Públicas da FECAM, Marinez Zambon; o promotor de Justiça do MPSC, Mateus Minuzzi; o conselheiro do TCE/SC, Gerson dos Santos Sicca; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura Escolar (FCCE), Jeane Rauh Probst Leite; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Patrícia Lueders, representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares; e demais autoridades educacionais.
Fonte: Undime-SC





Siga a UNDIME-SC