Undime-SC marca presença em evento formativo que visa fortalecer política de alfabetização no Estado
Iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e foi realizada nesta terça na capital catarinense
O Primeiro Encontro de Formação Alfabetiza SC teve início nesta terça-feira, 9, e contou com a participação da Dirigente Municipal de Educação (DME) de Águas de Chapecó, Neli Aparecida Gai Pereira e a articuladora estadual da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), Kerly Catani Hipple, que representaram a Undime-SC. Realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com a seccional catarinense, o evento faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa fortalecer a política de alfabetização e qualificar a prática pedagógica das redes municipal e estadual.
Durante a cerimônia de abertura, a DME de Águas de Chapecó destacou o papel estratégico da Undime-SC na articulação entre municípios, Estado e União, visando sempre a alfabetização no tempo certo. Além disso, reforçou que o trabalho dos multiplicadores e formadores envolvidos é essencial para execução e implementação qualificada da política nacional.
O encontro reuniu dirigentes municipais, formadores e articuladores estaduais e regionais, que conheceram as etapas da formação previstas para 2026.
Saiba mais sobre o CNCA
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Fonte: Undime-SC








Siga a UNDIME-SC