Undime/SC participa de ciclo de eventos formativo sobre Busca Ativa Escolar e Conviva Educação

Promovido pela Undime Nacional com o objetivo de fortalecer a implementação das estratégias, evento desta terça […]

Publicado em Notícias - 24/08/2021.

Promovido pela Undime Nacional com o objetivo de fortalecer a implementação das estratégias, evento desta terça (24) contou com a presença de membros da Diretoria Executiva e equipe da secretaria da Undime/SC.

Junto a seccionais de todo o país, a Undime/SC participou, nesta terça-feira (24/8), do ciclo de eventos formativo, promovido pela Undime Nacional, para tratar da implementação das estratégias Busca Ativa Escolar e Conviva Educação. Representando a Undime/SC, estiveram presentes no encontro o vice-presidente, Alex Cleidir Tardetti, dirigente municipal de Educação de São Lourenço do Oeste, e membros da Diretoria Executiva e equipe da secretaria eleitos para o biênio 2021/2023.

Na abertura do evento, o coordenador de projetos da Undime, Vilmar Klemann, destacou a importância da formação para o aprofundamento do debate sobre as estratégias educacionais da Undime. “O Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar são as duas principais estratégias da Undime. As ferramentas são executadas com um conjunto de parceiros e estão alinhadas aos princípios de responsabilidade social da entidade. Este é um momento ímpar para discutirmos a qualificação da gestão pública, no sentido de garantir o direito à Educação às crianças e adolescentes que estão fora das escolas”, afirmou Klemann.

Debate dinâmico

Para tratar da Busca Ativa Escolar, os participantes foram organizados em três grupos temáticos menores, conforme exemplificou a consultora da área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Daniella Rocha. “Nós vamos percorrer três pontos muito importantes para apoiar na implementação da Busca Ativa Escolar. O primeiro grupo debaterá a organização de um arranjo de colaboração para a implementação da Busca Ativa; o segundo, a mobilização social e sua importância; e o terceiro, o diagnóstico e sua importância para a implementação das estratégias”, explicou. Para que todos os participantes pudessem discutir os três temas, foram estipulados 15 minutos de debate sobre cada um dos assuntos.

Uma dinâmica em grupo também foi organizada para abordar a estratégia de gestão do Conviva Educação. A Coordenadora da Frente de Mobilização do Conviva, Mayra Polizel, comentou sobre a importância de conhecer a utilidade da plataforma no cotidiano das secretarias de educação. “O Conviva é uma plataforma gratuita da Undime com diversas possibilidades de aplicação para a gestão da Educação. Por isso, é muito útil tanto aos dirigentes municipais de Educação quanto às equipes técnicas de secretarias e aos gestores escolares”, afirmou Polizel. Para aprofundar o debate sobre a aplicação do Conviva, especialmente em situações complexas, os participantes foram divididos em duas salas de discussão, uma acerca do registro de informações e outra, do planejamento.

Encontro

O evento contou com a participação das presidências e de diretores, membros do conselho de representantes e do conselho fiscal, secretários executivos e membros das equipes técnicas das seccionais da Undime da Bahia, do Espírito Santo, de Roraima, do Amapá, de Sergipe e de Rondônia, além de Santa Catarina.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann