Undime-SC participa de reunião com GTs sobre a viabilidade de retorno das atividades escolares

Grupo apresenta estudo na perspectiva da segurança, saúde e sustentabilidades das ações Durante o segundo encontro […]

Publicado em Notícias - 10/07/2020.

Grupo apresenta estudo na perspectiva da segurança, saúde e sustentabilidades das ações

Durante o segundo encontro on-line realizado, nesta sexta-feira, 10, pelo Comitê de Retorno às Aulas Presenciais com o Grupo de Trabalho (GTs), foram apresentados desafios e propostas como parte das ações conjuntas de planejamento da volta às aulas em Santa Catarina.

“Este momento é para dialogarmos, expor nossas angústias e trazer considerações pra discussão com o grande grupo, o que o torna enriquecedor. Hoje ouvimos os GTs, com contribuições valiosas que irão nos auxiliar na elaboração de um protocolo mínimo de segurança”, explica a presidente da Undime-SC, Patrícia Lueders (DME de Blumenau).

São de responsabilidade dos grupos o levantamento de dados, com informações que contextualize a situação de áreas específicas: Transporte Escolar, Alimentação, Medidas Pedagógicas, Medidas Sanitárias e Gestão de Pessoas, diante de um cenário de incertezas. “Todo cuidado é pouco, por isso estamos tendo cautela quando o assunto é definição de uma data para volta às aulas. Estamos preocupados em criar condições favoráveis, estudando os apontamentos, pra quando houver essa transição que seja tranquila e preserve a integridade física todos, não sendo atropelada sem medir as consequências que uma atitude precipitada pode causar”, afirma a presidente.

Ainda, durante a reunião foi apresentado um levantamento parcial das unidades de ensino atingidas pelo Ciclone Bomba em sua passagem pelo estado no último dia 30, provocando estragos nos municípios e comprometendo a estrutura de escolas. A ideia, segundo a Undime-SC, é que a partir desse questionário, construído em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), se tenha uma visão realista das condições escolares na esfera municipal e, que as informações coletadas sirvam para auxiliar na tomada de decisão no âmbito da gestão pública municipal. Além disso, o grupo demonstrou preocupação com o crescente número de casos de infectados pela Covid-19 no Estado, o que dentro desse panorama inviabiliza o retorno das aulas no dia 3 de agosto.

A presidente da Undime-SC frisa a importância do diálogo em regime de colaboração. “O estudo coletivo nos permite lançar um olhar sob diversas perspectivas. É o que precisamos para construir um planejamento sólido, com a participação e envolvimento de todos”, conclui.

O Comitê aguarda uma sinalização positiva da Saúde para definir sobre os rumos da educação na retomada das aulas presenciais nas redes municipal, estadual e privada de ensino. Enquanto isso, segue analisando o cenário estadual e traçando planos estratégicos pra subsidiar as ações no Estado.

Próximos passos
Após a apresentação, em linhas gerais, das diretrizes que irão nortear toda ação em Santa Catarina, os GTs irão apresentar na próxima sexta-feira, 17, ao Comitê Estratégico um plano de contingência final, com protocolos mínimos que servirão para orientar gestores, professores e alunos no ensino presencial. Posteriormente, o documento será divulgado de forma oficial, pra que as redes tenham acesso e possam, a partir daí, adequar as diretrizes a sua realidade.

Por Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann