Undime-SC realiza Reunião Ordinária e Encontro Regional em Tubarão

Dirigentes municipais de educação de Santa Catarina, membros da diretoria executiva da Undime-SC, estiveram reunidos na manhã […]

Publicado em Notícias - 08/11/2017.

Dirigentes municipais de educação de Santa Catarina, membros da diretoria executiva da Undime-SC, estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (8), na sala de eventos do CIEE, em Tubarão/SC, com a presidência e secretaria executiva da instituição, para tratar de questões relacionadas a programas e projetos do Governo Federal e, também, empasses na educação que têm afetado as gestões municipais.

Encontro Regional (5)De acordo com a dirigente municipal de educação de Araquari/SC, Rose Cléia Farias Vigolo, uma das questões que têm angustiado o município é com relação a base de dados utilizada para a elaboração do parecer sobre a efetividade dos Planos de Educação no Estado. “Minha preocupação, e acredito que dos demais municípios, é que venhamos a ser responsabilizados por algo que não condiz com a nossa realidade em termos de números, pois com estimativas e dados desatualizados não tem como se ter precisão para avaliar o cumprimento das metas”.

O presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei, colocou que a instituição está elaborando um questionário, que servirá de ferramenta para levantar informações dos municípios, visando a contribuição em ações e constatações junto aos órgãos federativos. “É de suma importância que todos os municípios preencham esse formulário, pois, a partir dele, iremos gerar um banco de dados, que nos auxiliará nesta busca pelo aprimoramento dos processos educacionais, fornecendo subsídios concretos – com base na realidade dos municípios – para estarmos fazendo um contraponto com dados apresentados por outros órgãos”.

Além dos Planos Municipais, outros assuntos foram abordados neste encontro, dentre eles a CONAE; Busca Ativa Escolar; Educação Infantil; Programa Nacional de Residência Pedagógica; Programa de Alfabetização na Idade Certa; Programa Nacional de Formação de Professores; Transporte Escolar; e demais temas pertinentes a educação.

Fortalecendo a parceria entre a Undime-SC e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a coordenadora do CIEE – Unidade Tubarão – Sylvia Guimarães Antunes Figueiredo, fez uma breve apresentação da entidade, que atua na capacitação de jovens para o mercado de trabalho, e falou sobre a importância da qualificação. “É muito importante pensar na educação como um todo. Não só na fase inicial da Educação Infantil, mas em toda a extensão de ensino. Momentos de discussões como este, são essenciais para que o sistema educacional avance e, consequentemente, venha refletir na formação de jovens mais preparados para atuar neste mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e competitivo”.

No período da tarde aconteceu, no mesmo espaço, o Encontro Regional da Undime-SC.  O evento foi direcionado ao público da educação municipal e contou com palestras e discussões sobre: Inteligência Educacional, Família na Escola, e Saúde Emocional do Educador.

“Temos que nos preocupar com o planejamento escolar, sem esquecer do aluno e do professor. Por isso, essas reflexões são valiosas para pensarmos em todo contexto. O que podemos fazer para tornar o ensino mais atrativo, para pensarmos na escola como um espaço participativo, onde alunos pais professores e a comunidade escolar atuem em conjunto e, também, com relação a formação do profissional que atua diretamente na sala de aula, desde a preparação emocional até a didática de ensino”, conclui a dirigente municipal de educação de Braço do Norte, Claudinéia Niehues.

Confira, abaixo, mais fotos:

Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann