UndimeSC participa da apresentação do Plano de Contingência da Covid-19 para o retorno das aulas presenciais a maiores de 14 anos

O plano ainda não está finalizado e segue para ajustes e aprovação final do Comitê Estratégico […]

Publicado em Notícias - 17/07/2020.

O plano ainda não está finalizado e segue para ajustes e aprovação final do Comitê Estratégico


Na tarde de hoje (17) ocorreu a terceira reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Comitê de Retorno às Aulas Presenciais. A ocasião, contou com representantes da UndimeSC que acompanharam a apresentação de um documento com orientações e protocolos para o retorno das aulas presenciais aos estudantes acima de 14 anos.

“Todos nós do comitê sabemos dos desafios de retorno às aulas. Contudo, planejar e estudar alternativas para o futuro da educação é nossa responsabilidade como representantes municipais e estaduais. Priorizamos o bem-estar e a saúde de nossos alunos e professores, junto ao planejamento e estratégias de contingência do Coronavírus”, afirmou a presidente da UndimeSC, Patrícia Lueders.

O documento faz parte de estudos desenvolvidos pelos GTs e são divididos em diferentes eixos: Transporte Escolar, Alimentação, Medidas Pedagógicas, Medidas Sanitárias e Gestão de Pessoas. Por meio de conversas e análises, profissionais desenvolveram medidas e ações de contingência para o Coronavírus, que possibilitam o retorno das aulas presenciais aos alunos maiores de 14 anos.

Vale lembrar que, todos os protocolos tiveram a participação de representantes da saúde. Dessa forma, as sugestões apresentadas seguem os padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual está sendo seguida em Santa Catarina.

“Trabalhamos juntos e por etapas. Não estamos definindo uma data para o retorno das aulas presenciais, mas sim formas de levar educação com qualidade e, acima de tudo, segurança”, frisou a presidente.

Após as considerações dos grupos, o documento segue para o Comitê Estratégico a fim de ser avaliado e ter seus ajustes finais. Após a análise, o plano de contingência final será disponibilizado a todos como uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisões.

Além disso, a UndimeSC e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) apresentaram um posicionamento em conjunto no qual se mostraram contrárias ao retorno das aulas presenciais em agosto, dentre o principal motivo é destacada a saúde dos alunos e profissionais da educação frente ao possível contágio em massa pela Covid-19. Para saber mais clique aqui e acesse a nota oficial.

Plano de Contingência para menores de 14 anos

Os GTs seguem trabalhando em constante diálogo na elaboração de um plano que contemple os alunos menores de 14 anos. O debate ainda é inicial, mas já encontram-se diferentes adequações em comparação ao primeiro plano para estudantes maiores.

Fonte: UndimeSC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann