Undime/SC participa da I Reunião Ordinária do Consed

Nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, Florianópolis é a capital da educação. Gestores da educação de […]

Publicado em Notícias - 19/03/2015.

Nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, Florianópolis é a capital da educação. Gestores da educação de todos os estados brasileiros participam da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

O encontro tem como tema central a Base Nacional Comum, um dos eixos prioritários para a melhoria da educação pública brasileira definidos pelo Consed, que também pautou como prioridade: os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; o Financiamento da Educação Brasileira; a Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio.

Na abertura estiveram presentes os secretários de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Binho Marques, e de Educação Básica (SEB/MEC), Manuel Palácios, a presidente da Undime de Santa Catarina, Astrit Tozzo, os presidentes do Conselho Estadual de Santa Catarina, Maurício Pereira, e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, entre outras autoridades catarinenses.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, destacou a experiência catarinense na educação que “não é feita apenas pelas redes de ensino, mas com a colaboração de todo o conjunto da sociedade”, citando o Movimento Indústria pela Educação.

Deschamps também ressaltou a sinergia social ligada à prioridade da educação em todo o Estado citando como resultado disso a recente divulgação de uma pesquisa nacional, realizada pela Delta Economics & Finance, que  mostrou que Florianópolis é a melhor cidade do Brasil para criar filhos e, além da capital, Blumenau e Joinville que também ficaram entre as dez primeiras no ranking.

O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Básica (SEB/MEC), Manuel Palácios, que afirmou que o desafio é grande e que temos aqui “uma pauta extensa de trabalho relacionado à Base Nacional Comum”, afirmando que para o êxito precisamos dar ênfase ao  pacto federativo.

A presidente da Undime de Santa Catarina, Astrit Tozzo, disse que a “educação é um desafio que nos compromete com a missão de educar cada dia mais”, pois, é preciso compreender que “o aluno é responsabilidade de todos nós. E não é apenas da União, estados ou municípios”. O secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, também reforçou a existência de um grande desafio em relação à qualidade da Educação em todos os níveis, sendo uma responsabilidade de todos. 11075162_10206355465152665_1480102415_n

Já o professor Maurício Pereira, presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina, citou o exemplo de mobilização aplicado em Santa Catarina, que tem instituições e sociedade civil articulados por ações concretas pela educação. Alinhado com o mesmo ideal, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, disse que é preciso valorizar projetos que possam contribuir para a melhoria da educação, citando o exemplo do Movimento A Indústria Pela Educação. “O Brasil precisa resgatar princípios, cuja essência foi sendo relativizada nos últimos anos, é um esforço e uma contribuição que o movimento está fazendo para o resgate de princípios e valores importantes para a sociedade”, afirmou.

A reunião do Consed possui uma pauta intensa e com grande volume de conteúdo. Estão previstos ainda um painel sobre a Educação de Santa Catarina, uma palestra sobre Inovação na Educação, apresentações de parcerias internacionais e intercâmbios e debates sobre sistema de transporte escolar, além de pautas administrativas do Conselho.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina – http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/6407-luiz-ribeiroconsed 

Foto: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann