Undime/SC promove campanha 10 Minutos contra o Aedes aegypti

A iniciativa visa conscientizar as pessoas de que a semana possui mais de dez mil minutos, então […]

Publicado em Notícias - 06/04/2016.

A iniciativa visa conscientizar as pessoas de que a semana possui mais de dez mil minutos, então por que não usar apenas 10 para se proteger do mosquito

banner 10 Minutos

Uma proposta que leva a reflexão. Se temos como evitar a proliferação do vírus transmissor da dengue, zika e chikungunya, por que ficar de braços cruzados esperando ser o próximo alvo. O projeto “10 Minutos Contra o Aedes”, idealizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), ganhou força com a parceria firmada com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e, agora, recebe o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), que acredita que com o engajamento de todos iremos provar que juntos somos mais forte.

A inspiração veio de uma medida adotada em Cingapura, que interrompeu o pico de epidemia de dengue no país. O controle só foi possível com a atuação, semanal, da população. Em apenas 10 minutos, dedicados a limpeza dos principais criadouros dentro das residências, já é possível interromper o desenvolvimento da larva do Aedes Aegypti antes que chegue a fase adulta, tendo em vista que o ciclo de vida – do ovo ao mosquito adulto – leva de 7 a 10 dias.

“Decidimos abraçar a iniciativa para mostrar à população que, para acabar com o mosquito, é simples e rápido, basta ter comprometimento. Informação temos por toda a parte, e as pessoas acabam esquecendo de dar a sua contribuição. O que precisamos é promover mais ações, como essa, que reforcem a participação das escolas e das comunidades em geral, pois todos precisam se ver como parte de um único projeto e ter consciência de que sem eles um mosquito pode vencer”, conclui o presidente da Undime/SC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

O piloto foi desenvolvido no âmbito da Rede Pronex-Dengue, e conta com o suporte da FAPERJ e do CNPq.

Entre na ação! Clique aqui e veja como participar.

 

Bruna Carvalho
UNDIME/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann