UNICEF disponibiliza 321 podcasts gratuitos com histórias e brincadeiras impactando mais de 4 milhões de crianças e famílias

Com o apoio de parceiros, programas têm entre 5 e 30 minutos e fazem parte da […]

Publicado em Notícias - 27/07/2022.

Com o apoio de parceiros, programas têm entre 5 e 30 minutos e fazem parte da iniciativa Deixa que Eu Conto

Com a chegada do período das férias escolares, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disponibiliza o Deixa que Eu Conto com 321 podcasts gratuitos para crianças, com histórias, brincadeiras e entrevistas com durações entre 5 e 30 minutos. Desde o seu lançamento em 2020, a iniciativa já beneficiou mais de 4 milhões de crianças e famílias com a distribuição dos arquivos de áudio nos formatos digital e rádio, sendo mais de 188 mil plays no Spotify e 853 mil acessos no YouTube. Os conteúdos em áudio estão disponíveis no YouTube e no Spotify.

Deixa que Eu Conto é voltado a meninas e meninos de até 8 anos, que estão em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental), apresenta histórias e experiências educacionais em áudio e convoca as crianças à cocriação e à imaginação, trazendo-as para que sejam protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. A iniciativa conta com temporadas de episódios sobre a Amazônia, afro-brasileiros e de inclusão de crianças com deficiência (com descrição e tradução em Libras), com duração de 30 minutos.

Os episódios são apresentados por 11 contadoras(es) de histórias, como Carol Levy e Kiara Terra, e trazem histórias, brincadeiras e atividades. Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias neste período de férias escolares.

“O Deixa que Eu Conto é também uma ferramenta para famílias no período de férias escolares, que incentiva a aprendizagem cotidiana de forma lúdica. Os programas trazem temas essenciais como a reflexão sobre a inclusão; saberes da Amazônia e afro-brasileiros; e programas com histórias e brincadeiras – tudo isso em até 30 minutos, para promover essas vivências dentro de casa”, explica Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Todos os programas estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil para a garantia dos direitos de aprendizagem, e buscam apoiar a qualidade da educação ofertada durante as férias, podendo ser utilizados em sala de aula na volta às aulas.

O Deixa que Eu Conto é realizado com o apoio de parceiros do setor privado.

Sobre o Deixa que Eu Conto

A iniciativa Deixa que Eu Conto compreende um conjunto de 321 programas no formato de podcasts para famílias e crianças em idade de frequentar a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Os programas são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura popular em especial do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, destacando sua fauna, sua flora, suas crenças e seus povos tradicionais, além dos programas afro-brasileiros. Unem-se, também, à iniciativa os episódios do “Deixa que Eu Conto – para cada criança”, voltados para a inclusão de crianças com deficiência.

Fonte: Unicef
https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-disponibiliza-321-podcasts-gratuitos-com-historias-e-brincadeiras

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann